A alegria e os cuidados no retorno às aulas

Por: Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. • Reitor da PUC-Rio

A alegria e os cuidados no retorno às aulas

Depois de dois anos distantes do campus universitário por motivo da pandemia, temos a alegria de poder retomar as nossas atividades presenciais. Mesmo distante do campus da PUC-Rio, estivemos unidos de forma remota, participando das atividades acadêmicas e administrativas, procurando cumprir os nossos compromissos com o ensino, a pesquisa e a extensão. Com a participação e colaboração de toda a comunidade universitária, grandes esforços foram feitos para manter o nosso planejamento institucional, exigindo certamente sacrifícios e a determinação de não abrir mão da missão de ensinar e aprender. Muitos de nossos alunos, que ingressaram recentemente na PUC-Rio, não tiveram a oportunidade e a satisfação de uma convivência prazerosa e formativa no campus universitário, de conhecer presencialmente e compartilhar ideias com os professores e pesquisadores, de apreciar a beleza ecológica do campus, e de compartilhar com os colegas seus anseios e aspirações. Também os professores sentiram falta desse contato proximal com seus alunos, transmitindo presencialmente os saberes científicos e suscitando as potencialidades existentes na vida dos jovens.

Hoje, mesmo com a pandemia em curso, temos a ousadia de abrir novamente os espaços físicos do campus universitário para acolher a todos vocês que optaram por estudar e trabalhar na PUC-Rio. Somos conscientes que este retorno exigirá de todos nós muitos cuidados, pois somos responsáveis pela nossa saúde individual e coletiva dos que integram a vida universitária. Para tanto, seguiremos os protocolos de segurança, usando máscara, evitando aglomeração, higienizando as mãos e apresentando o passaporte vacinal nas entradas do campus. O princípio ético do bem comum deve estar sempre presente, permitindo que sejamos responsáveis pela saúde de todos que compartilham a mesma missão educativa. Como casa da ciência, a Universidade segue os princípios básicos da busca da verdade, mesmo diante de cenários complexos e incertos que exigem estudos e pesquisas permanentes. A tradição da ciência brasileira em lidar com pandemias e endemias é algo reconhecido em todo o mundo, não obstante alguns obstáculos políticos e ideológicos. Com a colaboração de todos, e seguindo as recomendações da ciência, venceremos mais uma batalha que ameaça a vida humana e provoca instabilidades sociais e econômicas.

Desejamos, neste retorno, que procuremos participar e cultivar os valores inspiradores de nossa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que tem historicamente contribuído com o Brasil na melhoria do ensino superior de qualidade, com as inúmeras pesquisas relevantes, e com a inclusão educacional de muitos jovens. Sejam bem-vindos! Que Deus nos conceda a saúde para levar adiante nossos sonhos e ideais, e a sabedoria para acolher as diferenças e zelar pelo bem de todos que integram a nossa casa comum universitária.

Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Reitor da PUC-Rio