A força do diálogo na Filosofia

Por: Rafael Serfaty

A força do diálogo na Filosofia

Anna Carolina Temporão. Foto: Sofia Marques

Entre os dias 22 e 26 de agosto, será realizada a Semana dos Alunos da Pós-graduação em Filosofia (SAF). Organizado há 23 anos por alunos do departamento, o encontro deste ano será no Auditório Padre José de Anchieta, no Edifício Cardeal Leme, e terá, a cada dia, um palestrante convidado para falar à tarde. Durante a manhã, alunos da pós-graduação vão apresentar trabalhos para o público. Representante discente dos alunos da Pós-graduação de Filosofia e integrante da comissão organizadora dos alunos de Filosofia, Anna Carolina Temporão explica a importância da SAF.

O que significa a Semana de filosofia (SAF) para o Departamento?
Anna Carolina Temporão:
Os alunos de Filosofia expõem suas apresentações e falam o que estão pesquisando, não necessariamente algo relacionado à tese ou dissertação. É um momento para trocar informações com os colegas, conhecê-los melhor, saber o que eles estão pesquisando e trocar algumas ideias também. Muitas vezes, na correria das aulas, não temos tempo de conversar com os colegas. Às vezes, eles têm a mesma pessoa pesquisando autores sob leituras diferentes, mas que muitas vezes encontram um ponto em comum importante para todo mundo. Fora que a filosofia é feita de debate: sem o debate a filosofia morre. O seminário é feito para fomentar justamente aquilo que é mais importante para a filosofia, que é o debate.

Como vai ser a SAF?
Anna Carolina:
As informações estão todas no site (clique aqui). Nele, estão os organizadores, as mesas e a programação. São dois períodos de mesas dos alunos, cada um terá 20 minutos de fala. No final, faremos um grande apanhado das perguntas, que são de quatro em quatro mesas. Os discentes falam na sequência, e todo mundo pode fazer perguntas, não só os próprios participantes das mesas como também outras pessoas que estiverem assistindo. As mesas são organizadas já tendo em mente uma convergência temática.

Qual a sensação de organizar a SAF de forma presencial, após todas as dificuldades decorrentes da pandemia?
Anna Carolina:
É muito bom, um trabalho que precisa ser feito. Aprendemos muito e trocamos bastante informação com os próprios alunos.

Quais são os temas deste ano?
Anna Carolina:
Há o tema Brasil, Brasil: diálogos e impasses, que é uma expressão que pode ser lida como Brasil de dois polos. É um ano de eleição, muito complicado. Temos mesa de filosofia antiga, de filosofia moderna, Hegel, Nietzsche. Falamos de literatura também, há uma mesa na sexta-feira que faz uma relação da filosofia com a literatura. Há temas como a questão ambiental, as fake news. Ficou diversificado, que nem a pós, com pesquisas de diferentes backgrounds.

Qual a importância da SAF em meio ao momento político que o país vive?
Anna Carolina:
O diálogo é fundamental, porque se não aprender a dialogar e a exercer o diálogo, a pessoa não troca informação. Isto é enriquecedor para todo mundo, permite que repensemos várias coisas, permite que reflitamos sobre questões. Torna a vida com mais movimento e, consequentemente, muito melhor.