A linguagem da geração do século XXI

A PUC-Rio vai lançar o Programa Brasileiro de Desenvolvimento em IOS, que tem como objetivo formar profissionais qualificados para a área de desenvolvimento de aplicativos no sistema operacional da Apple. O projeto vai selecionar 80 alunos para estagiar em laboratórios modernos sob a orientação de profissionais da área. As inscrições já estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo site http://bepid.les.inf.puc-rio.br. O diretor do Departamento de Informática, professor Hugo Fuks, e o coordenador do Laboratório de Engenharia e Software, professor Carlos Lucena, falam sobre o programa e a importância da computação, a linguagem do século XXI.

O que é o programa?

Carlos Lucena: É um estágio com um formato bastante original, organizado pelo Laboratório de Engenharia de Software, do Departamento de Informática, e com colaboração da Apple. A ideia é selecionar 80 alunos de todas as graduações que vão aprender a desenvolver aplicativos originais, sob a orientação de quatro instrutores. O estágio será de 18 meses e os alunos vão receber uma bolsa de R$ 1.000, além de uma quantidade de recursos para desenvolvimento, tablet, notebook, Iphone, software correspondente e etc.

Hugo Fuks: Nós vamos ter um meio de juntar alunos de várias graduações da Universidade. O programa vai ter alunos de todos os centros estagiando e se comunicando uns com os outros, inclusive bolando aplicativos juntos que façam sentido para a sua área. Como a computação é a língua franca do século XXI, não dá para fugir disso. Também vai haver um curso de nivelamento para trazer pessoas com menos base de programação.

Como os alunos podem participar do estágio?

Lucena: Será lançado um edital com todas as informações para a inscrição. Os alunos vão passar por um concurso que terá uma prova e uma entrevista de seleção. Os alunos de outros departamentos entrarão da mesma forma, mas serão tratados de maneira diferente. Receberão um suporte maior a fim de que eles aprendam a linguagem da programação, mas isso é relativo, pois há diversos alunos de outras graduações que já têm formação de programação.

Ao participar do programa, que tipo de conhecimento o aluno vai adquirir?

Fuks: Vamos acelerar a carreira dessas pessoas. Se o aluno fizer um app bem sucedido, já vai ter alguém olhando e esperando uma sequência, uma start-up. É importante lembrar que a propriedade do que for inventado pelo aluno é do aluno. Então, além do conhecimento, ele vai ter uma visão muito mais avançada, não necessariamente na área da pesquisa, mas do lado business que a computação traz. Ele vai ter uma maneira de se expressar característica do mundo dos negócios. É importante entender que já há iniciativas desta natureza na Universidade e, com o estágio em curso, os resultados dessas iniciativas vão emergir. A computação é a língua franca do século XXI, está na hora de todo mundo falar essa linguagem.

Como surgiu a parceria para a criação deste projeto?

Lucena: Eu recebi um contato que perguntava se a PUC-Rio tinha interesse em ouvir uma proposta de um programa original. Eu informei os professores de todos os departamentos e alguns gostaram muito da proposta. A organização é nossa.