A realidade de um engenheiro

Alunos da disciplina Introdução à Engenharia terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam durante o primeiro semestre deste ano na Feira de Engenharia. Organizada há mais de dez anos pelo Ciclo Básico do Centro Técnico Científico (CTC), a exposição será realizada na sexta-feira, 5, das 14h às 17h, nos pilotis do Edifício Cardeal Leme. São 17 projetos, produzidos por estudantes das diversas turmas da matéria. Segundo o Coordenador da disciplina Introdução à Engenharia, Mauro Speranza, a feira é uma atividade importante para os alunos, pois mostra o “gostinho” da profissão e um pouco de como será a realidade de um engenheiro.

Como surgiu a ideia de montar a feira para os alunos de Introdução à Engenharia?

Mauro Speranza: Essa feira surgiu das feiras de ciências das escolas. Foi criada pelos próprios professores de Introdução à Engenharia. São apresentados projetos dos alunos das turmas de Introdução à Engenharia, que são os calouros do Centro Técnico Científico (CTC). É a cerimônia de encerramento do período, em que as equipes formadas pelos alunos da disciplina apresentam os projetos feitos nas diversas turmas, envolvendo todas as engenharias.

Como são desenvolvidos os projetos? Que auxílio os alunos recebem?

Speranza: Os projetos são desenvolvidos com a ajuda dos professores e dos monitores, mas são feitos pelos alunos. Nós apenas auxiliamos. Tem sido bastante positivo, os estudantes têm gostado muito, porque eles pegam um professor logo no primeiro período, uma pessoa com experiência que mostra para eles o gostinho da profissão, de como vai ser a realidade.

Como vai ser realizado o evento?

Speranza: São 550 alunos na disciplina, que são convidados a participar, mas nós convocamos os projetos que se destacaram, e vão estar na feira para apresentar o que os estudantes realizaram no período letivo. Este ano serão ao todo 17. A feira é aberta a todos, professores, pais, alunos e convidados. Estandes estarão nos pilotis do Leme, em frente ao Auditório Padre Anchieta, e também em frente ao banco Itaú. Haverá apresentações dos projetos e depois entrega de certificado.

A feira oferece prêmios aos alunos?

Speranza: Os alunos que se destacaram e possuem média acima de nove receberão um prêmio, que é um pen drive. O primeiro de cada turma, além do pen drive, vai concorrer a um tablet.

Qual o retorno que a feira proporciona aos alunos?

Speranza: Eles devem ter prazer de apresentar o que desenvolveram. A ideia é mostrar que eles, chegando aqui praticamente crus, sem nenhum conhecimento de engenharia, conseguem desenvolver um projeto com início, meio e fim. Chegam a um produto eventualmente, aplicam o conhecimento teórico que eles têm em sala de aula. Essa é a recompensa, a oportunidade de apresentar um projeto desenvolvido por eles logo no início da faculdade.