Adote um Calouro: acolhida virtual em tempos de distanciamento

Claudia Brutt, Tatiana Siciliano e Laura Ribeiro. (Fotos; Acervo Comunicar e acervo pessoal)

Para promover a integração entre os calouros e veteranos em um contexto de aulas não presenciais, o Departamento de Comunicação lançou o projeto Adote um Calouro. A proposta de veteranos do curso de Publicidade e Propaganda, criada durante a disciplina de Planejamento Publicitário, da professora Claudia Brutt, foi abraçada pelo Departamento de Comunicação e pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS). Os alunos do 6º e 7º períodos do curso de Publicidade e Propaganda – Caroline Taiule, Laura Ribeiro e Leandro Faustino – desenvolveram um programa para estimular as interações entre calouros e veteranos no ambiente virtual. O objetivo é proporcionar novas formas de interação para os calouros que migraram para aulas na modalidade on-line, em virtude da pandemia, e não vivenciaram as experiências no campus, e estender a acolhida para os novos alunos do curso, que iniciam a vida acadêmica em agosto de 2020. Serão criados grupos de calouros guiados por um veterano para cumprir cinco desafios, e aos três grupos que tiverem um melhor desempenho criativo serão concedidos “prêmios” de interesse acadêmico. A coordenadora de graduação do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano, a professora Claudia Brutt e a aluna Laura Ribeiro, uma das criadoras da iniciativa, relatam detalhes do momento em que nasceu a proposta e a importância dela para os alunos em tempos de isolamento social.

Como e por que surgiu a proposta de criar um programa de adoção de calouros?
Laura Ribeiro: Na verdade, a proposta surgiu na aula de Planejamento Publicitário como uma sugestão de iniciativa para o Programa Equilibrium da PUC-Rio, nosso cliente, e cuja premissa é o bem-estar da comunidade da PUC. Pensando nisto, identificamos a necessidade de, principalmente neste momento de distanciamento social, criar atividades descontraídas que permitissem a integração entre calouros e veteranos, que não se encontram no ensino on-line. Após nossa apresentação final da disciplina, a professora Claudia Brütt nos procurou para, em parceria com o Departamento de Comunicação, dar vida a uma das ideias que tivemos.

Qual é a proposta? Como funciona a iniciativa?
Laura Ribeiro: A proposta do programa é criar um meio em que os calouros possam se sentir mais integrados com a Universidade mesmo enquanto estamos inseridos no modelo de ensino a distância. Para isso, buscaremos informar os calouros sobre coletivos, plataformas, campus e alguns processos da Universidade, conforme eles forem acontecendo durante o período letivo, além de relembrar essas questões aos veteranos que também nos seguem. Além disso, também queremos instigar o contato entre calouros e veteranos no meio on-line por meio de dinâmicas simples e divertidas. Os desafios do programa Adote um Calouro vão funcionar por meio de atividades em grupos que exercitem a criatividade e trabalhem com conceitos ou ideias que vemos durante o curso. Dessa forma, nós, organizadores, teremos como compromisso a parte educativa/informativa, e os veteranos terão como compromisso fundamental auxiliar os calouros nos desafios, ou seja, na parte criativa, e em dúvidas gerais que possam surgir nas conversas.

Foi difícil concretizar a ideia dos alunos, transformar em um projeto real?
Claudia Brütt: Consciente do potencial da ideia, pedi autorização a todos e encaminhei à coordenação do Departamento de Comunicação, que a abraçou imediatamente. A proposta foi ao encontro da necessidade já percebida pela coordenação de acolhimento e integração dos calouros neste ano tão diferente. E o melhor: criada e produzida por alunos, para alunos. Outro ponto a destacar é a participação de diversos professores e da área administrativa do departamento, tanto na divulgação como no suporte e na orientação ao grupo, principalmente o professor Daniel Vargens, que conduziu o processo criativo e deu vida à concepção visual.

Como o Departamento de Comunicação recebeu a proposta que nasceu em uma disciplina a partir de um projeto dos alunos?
Tatiana Siciliano: O projeto Adote um Calouro, dos alunos veteranos do curso de Publicidade, que surgiu na sala de aula da professora Claudia Brutt, é um exemplo de um projeto que tem que ser abraçado, elogiado e aplaudido pelo departamento porque é um projeto que traz esse tipo de visão de um novo profissional de comunicação. Uma visão humanitária, criativa, experimentadora e, ao mesmo tempo, com uma autonomia muito grande. Eles fizeram a proposta, a logo, bolaram o nome, fizeram release, correram atrás, pensaram nas ações. É um projeto muito bem-acabado. De um profissional que a gente gostaria de ver no futuro: alguém engajado e comprometido com a melhoria dos processos na própria sociedade e no lugar onde vive. Acho que é um projeto muito interessante para o departamento e para uma nova visão de Departamento de Comunicação.