Entrevista

Aluno-guia: fator fundamental

Aluno-guia: fator fundamental

Tradição no calendário da Universidade, o PUC por Um Dia terá uma nova edição no dia 10 de abril. A atividade, que faz parte do Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES), movimenta o campus, das 8h às 17h, com alunos do Ensino Médio que buscam conhecer mais sobre as carreiras que poderão seguir no Ensino Superior. A coordenadora do PUC por Um Dia, Carmen Fagundes, ressalta que o aluno-guia da PUC exerce papel fundamental nesse intercâmbio de ideias e ajuda a fazer as ações agendadas funcionarem. As inscrições para participar como aluno-guia encerram no dia 6 de abril e as reuniões de treinamento ocorrerão nos dias 7 e 8. Carmen fala sobre a importância do programa para a comunidade acadêmica e para os futuros alunos da Universidade.

Como será a participação dos alunos-guia da Universidade?

Carmen Fagundes: Desde o primeiro evento, os alunos-guia são fundamentais para a realização do PUC por Um Dia. Eles são nossas formiguinhas. São treinados entre 400 e 500 alunos, que não só guiam os visitantes como cuidam das palestras em todos os detalhes: eles verificam se o equipamento está pronto, se o professor chegou na hora, distribuem senhas e organizam a entrada e saída dos alunos nos laboratórios. Eles fazem com que o PUC por Um Dia funcione como um relógio. Vamos fazer reuniões de treinamento nos dias 7 e 8 de abril, em vários horários. Pedimos que os alunos que já participaram de alguma forma venham às reuniões do dia 7, e os que participarão pela primeira vez venham no dia 8 de abril, porque serão reuniões mais introdutórias. Quase todos os departamentos aceitam a participação como atividade complementar, mas cabe a cada aluno procurar a secretaria de seu departamento e se informar sobre esse assunto.

Como essa experiência enriquece o currículo do aluno?

Carmen: Quando a PUC colocou no currículo a atividade complementar, enriqueceu muito a experiência do aluno. No PUC por Um Dia, é rico que estudantes tenham contato com os pesquisadores mais velhos, que falam sobre a própria carreira, e é rico que tenham contato com esses meninos que futuramente serão alunos da Universidade. É bacana o fato de que muitos alunos que conheceram a Universidade no PUC por Um Dia e depois no PUC por Um Semestre viraram alunos- -guia para os visitantes. O aluno- -guia sente uma responsabilidade: ele é o dono da casa. É ele que está ajudando a abrir as portas da Universidade para receber os convidados, que são os alunos do Ensino Médio. E os alunos-guia geralmente são pessoas que estão acabando de entrar na Universidade. É muito melhor que sejam eles que recebam os visitantes do que nós, que somos mais velhos e temos outra linguagem. Eles são os anfitriões dessa grande recepção que é o PUC por Um Dia.

Qual a importância do PUC por um dia na integração entre Universidade e comunidade?

 Carmen: Toda aproximação que a Universidade possa ter com o Ensino Médio é boa para os dois lados. Para o aluno do Ensino Médio, é uma oportunidade de desmistificar o ambiente universitário. Ele começa a entender como é o curso e como é a PUC. Muitos deles estão pisando pela primeira vez em uma universidade. É uma chance única de eles entrarem em contato com nossos professores, nossos pesquisadores e trocarem ideias. Para nós, significa buscar os melhores alunos nas melhores escolas do estado do Rio. Essa troca com o Ensino Médio é fundamental. É o nosso público, nosso cliente. Nós precisamos desses alunos, e não estou falando em quantidade, mas em qualidade. Quando você busca esse contato com os alunos, os professores, os coordenadores de escola, e os pais dos alunos, você busca um conhecimento prévio: quem está vindo pra cá? Quem está interessado e em quais cursos? É um banco de dados muito importante para a Universidade.

Quais são os destaques do PUC por Um Dia?

Carmen: Não há um destaque específico. Os cursos que julgaríamos serem os mais procurados, como Direito, Comunicação, Administração, Engenharia de Produção, por exemplo, na verdade não são. Todos são muito procurados, até aquele que pensamos não ser tanto, como Filosofia, Educação e Artes Cênicas. Não há nenhuma palestra, dinâmica ou workshop a destacar em relação às demais. Tudo fica muito cheio, é um público muito grande. Esperamos cerca de 6 mil pessoas aqui no campus.