Aperfeiçoamento da compreensão e produção de texto

As inscrições para o Nivelamento de Português terminam na segunda-feira, 12 de maio. Haverá duas provas: compreensão e produção de texto. Os alunos que tiveram nota inferior a 6 em português, no vestibular da PUC, ou menos de 652, no ENEM, deverão fazer a prova de compreensão de texto. Da mesma forma, os que tiveram nota abaixo de 6, na prova de redação do Vestibular, ou 600, no Enem, devem fazer a prova de produção textual. O nivelamento será no dia 16 de maio e as salas das provas vão ser divulgadas no PUC Online. O teste de compreensão de texto será às 15h30 e o de produção textual às 17h30. A Coordenadora Central de Graduação da PUC-Rio, Daniela Vargas, observa que o domínio da língua culta é essencial para qualquer profissional e que cabe à Universidade orientar os alunos nesta direção.

Por que realizar o nivelamento de português?

Foi estabelecido como uma resposta a uma constatação que aparecia essencialmente nas monografias ou nos trabalhos de conclusão: uma dificuldade dos alunos com redação, que os professores achavam que não condizia com o padrão do diploma PUC. O aluno graduado da Universidade tem que ter um bom domínio da língua culta. Surgiu, então, a ideia de criar o nivelamento de português partindo dos resultados do ENEM ou do vestibular. O nivelamento indica para o aluno que ele deve ser mais atento, que deve trabalhar mais a compreensão de texto ou a produção textual. É cada vez mais necessário ter um bom domínio da língua portuguesa para qualquer profissional em qualquer ramo e conseguir se expressar bem por escrito, seja em um relatório ou em um PowerPoint de apresentação. É importante o aluno ter segurança no uso da língua portuguesa.

Qual a importância de fazer a prova?

O aluno que está selecionado para fazer a prova e não atingir o nível 3 vai, em algum momento do curso, se deparar com este fato como pré-requisito. Se ele não tiver o pré- -requisito, não vai conseguir se matricular. O que pode eventualmente representar problemas para a conclusão do curso no tempo certo ou, pelo menos, frustrar um pouco o planejamento que ele fez das disciplinas que faltam cursar. Ele fica preso por causa do nivelamento.

Quais são os resultados efetivos e o que eles evidenciam?

Estamos fazendo esse levantamento, porque o nivelamento já completou cinco anos. Achamos que é o momento de reunir os professores orientadores de monografia dos cursos para obter uma avaliação. Se houve uma percepção da melhora na redação ou não. Estamos confiantes que sim. A vantagem de indicar para o aluno que ele precisa fazer o nivelamento é alertá-lo que também é necessário aperfeiçoar essa técnica da compreensão da escrita e da redação. Os alunos podem fazer oficinas de texto, se matricular em oficinas de português, e ter um acompanhamento para ultrapassar a dificuldade. É importante alertar o aluno que ele deve aperfeiçoar o idioma no início da faculdade. Não adianta ser só na hora da dificuldade de apresentar o trabalho final.

Quais as dicas para os alunos?

Eles devem ser muito cuidadosos na hora de ler e devem responder exatamente o que está sendo perguntado da forma mais clara possível. Só aprendemos a língua ao nos concentrarmos, ao ficarmos atentos e mediante muita leitura. Sem ela, não dominamos o idioma. O aluno que está preso no nivelamento deve verificar qual é a matéria do curso que tem este pré-requisito e deve se organizar para fazer a prova. O aluno tem que identificar qual é o problema e procurar, ao longo do curso, fazer uma matéria de português e redação.