Aperfeiçoar o domínio da língua portuguesa

Daniela Vargas, coordenadora central de graduação da PUC-Rio

As inscrições para o Nivelamento de Português vão até o dia 4 de maio. Haverá duas provas: compreensão e produção de texto. Deverão fazer a prova de compreensão os alunos que tiveram nota inferior a 6 em português no Vestibular, ou a 652 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM. A de produção é destinada aos que tiraram menos de 6 na redação do Vestibular ou de 600 na do ENEM. O exame será aplicado no dia 8 de maio e as salas vão ser divulgadas no PUC Online. A prova de produção de texto será às 15h30, e a de compreensão, às 17h30. A coordenadora central de graduação da PUC-Rio, Daniela Vargas, destaca a importância do domínio do idioma para as disciplinas acadêmicas e para o mercado de trabalho.

O que é o Nivelamento de Português?

Daniela Vargas: O Nivelamento de Português foi pensado, na PUC, como uma forma de melhorar a proficiência dos alunos no português, principalmente no português escrito, porque tinha sido detectado que muitos alunos chegavam com problemas de redação na hora de fazer a monografia. É uma forma de melhorar o domínio da língua. Muitas vezes, o aluno se preocupa em fazer inglês, mandarim, francês, e esquece que o português vai ser a língua de trabalho dele também. O Nivelamento de Português tem esse objetivo: chamar a atenção do aluno, porque ele tem os quatro ou cinco anos da faculdade para aperfeiçoar o domínio da língua materna. O aluno da PUC não deve sair da Universidade sem o domínio do idioma e, de preferência, de mais de um idioma.

Como é pensado o nível de dificuldade das provas e quais são os resultados obtidos até agora?

Daniela: As provas são feitas levando em conta o texto acadêmico, o domínio de português que o aluno precisa ter para as disciplinas que está cursando. Nós vemos que, muitas vezes, os alunos vão mal na prova, principalmente em provas de múltipla escolha, porque não entendem o enunciado da pergunta. Não é uma questão só de não saber redigir, é uma questão de compreensão de texto. Às vezes, o aluno sabe o conteúdo, mas não consegue interpretar o que o professor está pedindo. A prova leva isso em conta: a interpretação do enunciado e a redação. Existem mais alunos precisando fazer compreensão de texto do que produção. Nós percebemos que redigem melhor do que interpretam. Não são provas difíceis.

E o que ocorre com o aluno que não faz ou é reprovado na prova? Todos os cursos têm matérias que exigem o nivelamento?

Daniela: Todos os cursos têm uma disciplina em que o nivelamento é pré-requisito, o que ocorre é um pré-requisito curricular como qualquer outro. Só que a prova de nivelamento não é igual às das outras disciplinas: o aluno pode fazer quantas vezes precisar.