As eleições e a responsabilidade

As eleições estudantis serão nos dias 27 e 28 de novembro, organizadas pela Vice-Reitoria Comunitária. Este ano, devido às manifestações políticas que ocorreram no Brasil, espera-se um número maior de alunos participando das eleições. O coordenador do processo, professor Renato Callado Ferreira, contou como serão realizadas as atividades políticas, e a importância desse período para os alunos e a Universidade.

Qual a importância das eleições estudantis para a Universidade?

Renato Callado Ferreira:
 A importância é a representação dos estudantes via órgãos estudantis junto à Universidade. Uma experiência que eles levam até depois de saírem da PUC e se tornarem cidadãos, que devem reivindicar seus direitos dentro e fora da faculdade. O DCE é o orgão principal, que vai trazer as demandas à Vice-Reitoria Comunitária. Vamos escutá-los e a partir do dialógo tentar equacionar as solicitações. Precisamos que essas demandas venham para que tenhamos uma visão do que está acontecendo, mas são os alunos que podem mostrar um outro olhar sobre as coisas. Ou seja, são os estudantes que vão ter a sensibilidade para trazer até nós o que acontece, para que possamos fazer uma administração correta na Universidade e atender os alunos.

O que esperar destas eleições em relação à última?

Renato:
 Este ano, devido à efervescência política que ocorreu no Rio de Janeiro e no Brasil, o número de eleitores deve aumentar, principalmente pela quantidade de chapas inscritas. O curioso é que nestas eleições não há tantas campanhas eleitorais com cartazes e faixas espalhadas pelos pilotis. Isso tem me surpreendido.

Como serão organizadas?

Renato:
 No passado, houve votação no papel. Durante oito anos, tivemos o apoio do TRE, que cedia as urnas para a Universidade e técnicos do TRE. Devido às dificuldades para o empréstimo das urnas em períodos de eleições municipais e estaduais, já que as urnas têm de ficar resguardadas por questões da lei. A PUC desenvolveu um sistema próprio, que está em vigor há três anos. São configuradas 25 máquinas, que funcionam como urnas eletrônicas, com uma programação especial, em que o aluno digita a matrícula e aparecem as opções de voto que ele tem. Para votar, é necessário que o aluno leve a carteirinha ou um documento com foto.

O que as eleições significam para os alunos?

Renato:
 Os alunos eleitos vão representar o corpo estudantil e vão levar as demandas dos estudantes para órgãos da Universidade. Eu, como professor, por mais que dialogue com os alunos, não tenho a precisão que eles têm sobre as demandas do corpo discente. Estes alunos representantes, que serão eleitos, vão fazer a intermediação entre professores e funcionários e os alunos nos órgãos colegiados.