As Máscaras de Eros: Encontro discute as diferentes formas do amor no Ocidente

Por: Vitória Barreto

As Máscaras de Eros: Encontro discute as diferentes formas do amor no Ocidente

Irley Franco

O encontro As Máscaras de Eros, que vai ser realizado de 27 de agosto a 1º de outubro, vai discutir Eros em suas mais diversas formas. O debate é inspirado nas ideias de Sócrates, no ‘Banquete’, que considera Eros não como um Deus, mas, sim, como um desejo criado pela falta, pois, segundo o filósofo ateniense, quem ama, obrigatoriamente ama o que lhe falta. Esta questão vai incentivar a exploração das diversas formas de Eros, a essência do amor no Ocidente, por meio de diferentes áreas de conhecimento. Coordenadora das especializações em Arte e Filosofia e Filosofia Antiga do Departamento de Filosofia e da Coordenação Central de Extensão (CCE), a professora Irley Franco organiza o seminário com o professor Pedro Duarte que é editor da revista ‘O que nos faz pensar’, do Departamento de Filosofia. O seminário é gratuito e será transmitido pela plataforma Zoom todas as sextas-feiras. Para acessar a página de inscrição, clique aqui.

Como foi escolhido o tema do seminário? A pandemia teve alguma influência nesta escolha?
Irley Franco:
Eu estudo o tema de Eros no Banquete de Platão há 35 anos, então sempre monto esses encontros para os meus alunos da especialização. E, sim, penso que a pandemia influenciou a escolha do tema de certa forma, porque acredito que nós precisamos neste momento esquecer um pouco do ódio, e é um bom momento para falar sobre amor.

Qual é objetivo do encontro?
Irley Franco:
O objetivo é reunir estudiosos das mais diversas áreas que vão falar sobre o amor, porém, não no sentido somente de Platão, que eu estudo, mas vão falar dele de várias formas. Por exemplo, meu parceiro na tradução do Banquete, Jaa Torrano, Professor Titular de Língua e Literatura Grega na USP, vai falar sobre o Eros trágico, que é pré-platônico. André Malta, professor de Língua e Literatura Grega na USP, vai comentar sobre o amor em Homero. Outros palestrantes também vão abordar formas de amor que são pós-platônicas; a professora Marcela Oliveira, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, vai falar do amor em Proust, que é, por exemplo, o ciúme.

As palestras são voltadas apenas para pessoas de filosofia ou pode interessar a pessoas de outras áreas?
Irley Franco:
A maioria das palestras vão ser discursos na filosofia, mas também haverá a presença de Júlio Bressane, que é cineasta, e a Alba Lírio, formada em jornalismo, mas que trabalha com o canto e vai falar sobre L’Après Midi d’un Faune: a dança Sublime do Desejo, de Nijinsky. A palestra é livre para todos, mas aquele que desejar ganhar um certificado terá que se inscrever no site.

PROGRAMAÇÃO
27 de agosto | 19h. Irley Franco (PUC-Rio): As Máscaras de Eros | Jaa Torrano (USP): Eros Trágico | Gabriele Cornelli (UNB): Nenhum de vocês o conhece: (Pl. Symp. 216c-d): Eros, retórica e verdade no Banquete de Platão | Mediação: Renato Matoso (PUC-Rio)

3 de setembro | 19h. Alba Lírio: Nijinsky, em L’Après Midi d’un Faune: a dança Sublime do Desejo | Júlio Bressane: Do amor | Eduardo Jardim (PUC-Rio): O amor em Octavio Paz | Mediação: Pedro Duarte (PUC-Rio)

10 de setembro | 19h. Ovídio Abreu (PUC-Rio): O amor em Proust | Marcela Oliveira (PUC-Rio): Entre o amor e o ciúme: os dois lados de uma formação em Proust | Rosa Dias (UERJ): Uma filosofia do amor em Cartola | Mediação: Larissa Primo (PUC-Rio)