Biblioteca volta a receber presencialmente comunidade PUC-Rio

Por: Maria Fernanda Firpo

Biblioteca volta a receber presencialmente comunidade PUC-Rio

Ana Ribeiro, Diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD).

Após dois anos de pandemia, a Biblioteca da PUC-Rio retorna às atividades presenciais, mas algumas mudanças foram implantadas por causa dos protocolos de segurança. Em determinados ambientes, os lugares foram demarcados para haver o distanciamento mínimo de 1 metro entre os usuários, assim como placas de acrílico foram instaladas para a proteção da equipe de atendimento e dos usuários. Há dispositivos com álcool em gel, e as janelas dos salões de estudos individual e em grupo vão ser mantidas entreabertas para circulação do ar, mesmo com os aparelhos de ar condicionado ligados. A Diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), Ana Ribeiro, observa a importância de cadastrar a senha com seis dígitos numéricos, pois é fundamental para efetuar empréstimo, renovação, reserva de livros emprestados e o acesso remoto. O horário de funcionamento de todas as bibliotecas – com exceção da Biblioteca Setorial do CTC – será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30. Informações sobre empréstimos podem ser obtidas no link.

A reabertura da Biblioteca será total ou haverá alguma restrição ao público?
Ana Ribeiro –
A Biblioteca reabre disponibilizando todos os seus espaços e serviços aos alunos, professores, funcionários e ex-alunos cadastrados na Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio. Neste primeiro momento, não estamos atendendo visitantes.

Como vai ser o funcionamento da Biblioteca?
Ana Ribeiro –
No momento, o horário de funcionamento das bibliotecas é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, com todos os ambientes e serviços disponíveis à comunidade PUC-Rio, exceto o empréstimo entre bibliotecas. Aos sábados, o atendimento se manterá remoto, por e-mail ou chat, das 9h às 13h. As bibliotecas setoriais também vão funcionar no mesmo horário, com exceção da Biblioteca Setorial do CETUC, que funciona às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h.

O agendamento para empréstimo de livros vai continuar?
Ana Ribeiro –
O empréstimo de livros está sendo feito como normalmente era antes da pandemia, direto na Biblioteca. Não estamos mais agendando entregas e nem usando o formulário para as solicitações de empréstimo. Vale lembrar que devolver os livros emprestados no prazo evita o pagamento de taxa de permanência da obra em atraso. Para os alunos novos ou para os que ainda não possuem a senha de seis dígitos numéricos da Biblioteca, é importante cadastrá-la. Esta senha é necessária para efetuar empréstimo, renovação, reserva de livros emprestados e realizar o acesso remoto.

A Biblioteca vai exigir distanciamento mínimo?
Ana Ribeiro
– Em alguns ambientes foi considerado necessário demarcar lugares para haver o distanciamento mínimo de 1 metro entre os usuários. Foram instaladas placas de acrílico para proteção da equipe de atendimento e dos usuários. Estamos seguindo os protocolos de segurança, e nos ambientes estão espalhados dispositivos com álcool em gel para higienização das mãos. Como há um alto índice de circulação nas dependências da Biblioteca, solicitamos o uso da máscara, assim como estamos mantendo as janelas dos salões de estudos individual e em grupo entreabertas para circulação do ar, mesmo com os aparelhos de ar condicionado ligados.

Haverá alguma restrição na sala de multimídia ou nos salões de estudos?
Ana Ribeiro –
A sala multimídia da Biblioteca Central está funcionando com metade dos equipamentos disponíveis, em razão do distanciamento mínimo necessário. As salas de estudo em grupo, tanto da Biblioteca Central quanto da Setorial do CTC estão com lugares demarcados, obedecendo às regras de distanciamento.