Central de Estágios investe em novo conceito

A Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP) da PUC-Rio traz para o Brasil um novo conceito de Central de Estágio. O projeto promete alterar o modelo tradicional de relacionamento entre a Universidade e o mercado de trabalho. No dia 28 de março, será realizado um grande encontro, onde toda a comunidade da PUC poderá se cadastrar e visitar o site. Nesta entrevista, o coordenador da CCESP, professor André Lacombe, explica como vai funcionar o programa.

O que é a CCESP Virtual?
André Lacombe: A princípio seria um programa alternativo para a Mostra PUC, um tipo de Mostra PUC Virtual para as empresas que não tinham como participar presencialmente. Mas, ao entrar em contato com a plataforma, percebi seu potencial, e a CCESP decidiu comprar a licença para que o serviço fosse utilizado por todo o ano. Importamos a ideia da empresa Six Connect, que é a pioneira desta tecnologia, e nós da CCESP, em parceria com a E-Continuus e Vero Solutions, resolvemos ser os primeiros a implantar essa plataforma no Brasil. O programa oferece um canal de comunicação e contato entre alunos, ex-alunos e professores e a empresa. É um programa novo e eu costumo comparar, grosso modo, com a compra de uma TV por assinatura. A TV fechada, para funcionar, precisa de canais e do público que paga de acordo com seus interesses e gostos. Só que quem paga, no nosso caso, são os fornecedores/empresas que desejam contratar profissionais da comunidade PUC, que podem gratuitamente utilizar a plataforma.

Qual é o maior desafio do projeto?
André:
 O maior desafio, sem dúvida, é fazer a comunidade PUC acessar a plataforma, é tornar o programa atraente e mostrar seus benefícios. Nós vamos tentar divulgar em todos os veículos de comunicação que a Universidade oferece.

Qual a importância do programa para a comunidade PUC?
André:
 O diferencial é a diversidade e a facilidade que o usuário terá ao acessar a plataforma. Nela, ele encontrará diversas vagas nas melhores empresas nacionais e multinacionais, programas de trainee, palestras, materiais didáticos sobre a empresa, chats, web conferências, entrevistas on-line, debates. Haverá também uma rede social fechada, relatórios sobre os acessos dos usuários. Para entrar no site, é preciso um cadastro, com nome e número da matrícula. Estamos abrindo um canal para que a comunidade PUC tenha contato com as empresas 24 horas por dia, 365 dias por ano. É um canal de interação. Do lado de lá, as empresas querendo contratar os alunos e, do lado de cá, os alunos querendo trabalhar nas empresas.

Como a CCESP pretende fazer a divulgação?
André:
Durante os dias da matrícula, nós colocamos um estande com banners e folders para apresentar a plataforma aos pais e novos alunos. E no dia 28 de março será o grande encontro, chamamos o evento de Live Day. Será uma movimentação para que todos que tenham interesse em ser cadastrados na plataforma possam vir e entrar no site, será uma espécie de grande feira virtual.