Compromisso pela excelência na qualidade

O novo Diretor do Departamento de Engenharia Civil, Tácio Mauro Pereira de Campos, tomou posse no dia 25, na sala de Conselho Universitário. Além de ter feito mestrado em Engenharia Civil na PUC e mestrado e doutorado em Mecânica dos Solos no Imperial College London, Tácio é professor associado da Universidade. O novo diretor conta como pretende renovar o quadro de professores e manter o Departamento em um nível de excelência. Durante a cerimônia, o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., destacou a liderança do Departamento a nível nacional e internacional e desejou sucesso à sequência do trabalho. O ex-diretor do Departamento de Engenharia Civil Raul Rosas e Silva também esteve presente na posse e fez um discurso de despedida.

Como o senhor pretende conciliar as funções de professor e diretor do Departamento?

Tácio Mauro Pereira de Campos:
 Não há muita dificuldade em dividir as funções de professor, que não é apenas de professor, porque eu sou também pesquisador, e gerenciar um departamento. Isso é facilitado pelo alto nível dos colegas e a qualidade dos funcionários na comunidade PUC-Rio.

Quais os desafios que espera no novo cargo?

Tácio Mauro:
 O maior desafio é conseguir desenvolver um planejamento de renovação do quadro de professores, que está ficando antigo. É um desafio não só do Departamento de Engenharia Civil, mas do Centro Técnico Científico (CTC). A questão da renovação é necessária por causa da idade e não por conta da qualidade dos profissionais. Em cinco anos, por exemplo, muitos de nossos professores já estarão aposentados. A maior parte dos professores do CTC é da década de 70, e esses já estão nos seus 60 e poucos anos. Claro que não podemos perder todos de uma vez, seria uma loucura. Precisamos contratar novos profissionais, para que estes sejam treinados e adquiram nosso conhecimento, pois não entrarão com o mesmo gabarito do nosso pessoal.

Quais novidades o senhor pretende inserir no Departamento?

Tácio Mauro:
 Não vou inventar muita coisa, apenas manter o trabalho que tem sido feito dentro dos regulamentos. Mas vamos procurar ampliar as ações do Departamento no que se refere ao desenvolvimento sustentável da Universidade.

Como manter os alunos atualizados e bem preparados para o mercado?

Tácio Mauro:
 O fundamental é continuar preparando os alunos com a alta qualidade técnico-científica. O bom aluno, quando entra no mercado, se sobressai com facilidade, e os nossos alunos têm esta aptidão. Não há muito para mudar, temos que buscar melhorar e manter a qualidade de trabalho, sempre olhando para frente. Temos que ser bons para chamarmos alunos capacitados. Basicamente, temos que ser bons. Na verdade, muito bons.