Entrevista

Cooperativismo social

Cooperativismo social

Com 39 anos de existência, a cooperativa da PUC (CoopPUC) firmou parceria com o Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (NEAM) para financiar projetos e cursos oferecidos a jovens carentes no Rio de Janeiro, majoritariamente na Rocinha e no Vidigal. Em entrevista ao PUC Urgente, o presidente da CoopPUC, Jorge Meneses, conta como o convênio trouxe benefícios à Instituição para promover integração social entre jovens carentes.

Qual é o objetivo da Cooperativa ao assinar parceria com o NEAM?

Meneses: A parceria com o NEAM serve para mostrar que a Cooperativa não é só empréstimo e fazer poupança, é, também, uma forma de ajudar socialmente. A gente quer alavancar a Cooperativa com esse propósito. Esperamos que nos vejam não só como um meio de pegar dinheiro. Cooperativismo é a união das pessoas para promover o bem da sociedade. O nosso objetivo é, juntos, os cooperados e a cooperativa, fazermos um trabalho paralelo com o NEAM. Um trabalho bonito que envolve crianças carentes. Porém, nosso projeto é mais ousado: é pegar esses jovens e fazer cursos e projetos. Temos que alavancar a parte social também. O cooperativismo é solidário, é união de pessoas. Como nossa Cooperativa está crescendo, essa união com o NEAM vai ser muito boa. Porque, em vez de a gente ter que buscar, o NEAM já tem isso tudo pronto.

De que forma a Cooperativa auxilia os projetos sociais do NEAM?

Meneses: A cooperativa ajudou com uma quantia simbólica de 5 mil reais. O SESCOP tem muito dinheiro para trabalhar com jovens. Mas foi um projeto inaugural, piloto, bem tímido, que ocorreu nas férias.

No período de férias, houve algum projeto que se destacou?

Meneses: Tivemos uma promoção social na qual levamos crianças na Sede Campestre Correios, no dia 22 de abril. Lá, explicamos o que é o cooperativismo. Muitos deles, em depoimento por escrito, disseram que adoraram, pois se integraram mais com os colegas. O trabalho do NEAM cresce, pois é divulgado pelos filhos, sobrinhos, colegas de associados que moram nas comunidades.

Qual é a importância da parceria para o jovem carente?

Meneses: É importante para dar oportunidade ao jovem, que está com a cabeça a mil, quer fazer de tudo. Colocar os jovens para estudar e trabalhar, para ver realmente qual é a realidade. Se todos os departamentos pudessem ajudar o NEAM seria muito bom. A Cooperativa é uma gotinha no oceano, mas acho que é importante a gente fazer esse papel social.