Crisma: oportunidade de reflexão aberta a todos

Elaine Maria

A Pastoral Universitária Anchieta abre inscrições para o curso preparatório para a Crisma, sacramento de confirmação do Batismo na Igreja Católica. Os encontros começam em abril, às segundas-feiras, em dois horários: às 12h e às 17h. Cada encontro tem duração deuma hora e ocorre na Pastoral, que fica no subsolo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. As orientadoras Cláudia Oliveira e Elaine deJesus Maria coordenam os encontros, que se estendem até o mêsde novembro. Elas contam as novidades das aulas para 2015. Asinscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.pastoraluniversitaria.com.br/crisma.

Quais são as vantagens de desenvolver essa atividade dentro de uma universidade?

Cláudia Oliveira: Temos uma hora de encontro, uma vez por semana. Os alunos estão envolvidos com outras questões da Universidade, portanto, a dinâmica tem que ser totalmente diferente. Neste tempo que temos, fazemos uma opção pela reflexão, pela partilha. Não abrimos mão da temática e do conteúdo, mas transmitimos isso de outra maneira.

Existe um pré-requisito para os interessados em participar do curso?

Elaine de Jesus Maria: Não é necessário ter pré-requisito. Se o aluno, funcionário ou professor não tiver feito o Batismo nem a Primeira Comunhão, eles podem participar e fazer toda a iniciação cristã junto.

Existe alguma novidade neste ano?

Elaine: Este ano, nós queremos abrir o curso não somente para quem está buscando o sacramento, mas também para quem procura um espaço para reflexão, um momento para conversar. Independente de pertencer a alguma religião ou não. Dependendo da demanda, existe a possibilidade de abrir uma nova turma. Pensamos também em abrir espaço para aqueles que já foram crismados, que sempre demonstram uma vontade muito grande de continuar, para que eles nos ajudem com o curso, fazendo um tipo de monitoria. Teremos um grupo para acompanhar e desenvolver uma capacitação para esses monitores.

Cláudia: A iniciativa surgiu por meio de uma experiência que ocorreu no ano retrasado. Um aluno ateu se interessou e quis participar dos encontros. Achamos interessante colocar essa proposta de uma maior abertura. Fazer da preparação da Crisma um espaço
em que possamos construir juntos a questão da espiritualidade e do sentido da vida.

Claudia Oliveira

Qual a importância dessa formação religiosa na vida dos alunos?

Elaine: Neste momento em que a sociedade está tão dinâmica, tão urgente, podemos ter um momento de pausa, de reflexão, de busca ao transcendente, que é fundamental.

Cláudia: A nossa proposta vai muito de encontro ao significado do sacramento, que é o ser sinal. Não é só o sacramento pelo sacramento. Eles não vêm aqui apenas para chegar no fim do ano e receber o sacramento. A essência está em você dar seu
testemunho, ser um sinal na vida das pessoas. Eles vão sair daqui com esse compromisso, é um processo de conversão. Não é apenas um momento, um evento. O compromisso e a responsabilidade são bem maiores. Abraçar o protagonismo e ser realmente um agente transformador no meio de todo o conflito em que vivemos. Ser um ser humano na essência do que quer dizer humano.

Entre os inscritos, há um predomínio de alunos de determinado curso?

Cláudia: Desde que assumi a coordenação, dois anos atrás, o pessoal da engenharia comparece em massa. Em 2013, 90% dos inscritos eram da área de engenharia. Neste ano, os estudantes de engenharia estão em peso de novo. Essa demanda tem muito a ver
com a vida dentro da Universidade, nos centros de tecnologia. Eles anseiam por um momento em que eles possam parar, refletir, e aqui eles encontram esse espaço.