Cultura Religiosa lança edição comemorativa da Revista CREatividade

As professoras Mônica Campos e Rosemary Fernandes, de Cultura Religiosa, contam detalhes sobre o projeto. Foto: Gabriela Azevedo

Para celebrar os dez anos da Semana da Cultura Religiosa da PUC-Rio, e fortalecer a divulgação da Revista CREatividade, que é on-line, vai ser lançado o livro Cultura Religiosa: diálogos. Uma parceria da Editora PUC-Rio com o Departamento de Teologia, a publicação é composta por artigos que foram publicados pela CREatividade. O lançamento desta publicação será na quinta-feira, 11, às 11h, no Auditório Padre José de Anchieta. As professoras Mônica Campos e Rosemary Fernandes, de Cultura Religiosa, contam detalhes sobre o projeto.

Quando surgiu a ideia de lançar um livro sobre a Cultura Religiosa?

Monica Campos – Por dez anos, nós fizemos a Semana da Cultura Religiosa sempre em setembro, mas, paralelamente a isso, nós temos a revista on-line, que era impressa. Resolvemos comemorar os dez anos da Cultura e potencializar a revista pelo livro. Foi a oportunidade que tivemos para valorizar a CREatividade. Na verdade, livro tem uma característica mais acadêmica do que revista.

Rosemary Fernandes – Nós quisemos também ter o material impresso para viabilizar um projeto que já existe há seis anos, mas tem muita gente que não conhece. É uma maneira também de tornar público a revista on-line com uma edição comemorativa, mas, agora, vamos retornar para o on-line.

Como foi a escolha dos temas dos textos?

Rosemary – Dentro das quatro áreas, nós tínhamos que filtrar. Fizemos um elenco e começamos a selecionar por conta do limite de páginas. São artigos selecionados de nove revistas, os mais acessados ao longo dos seis anos, de pessoas dos departamentos que fazem parceria. A nossa revista não tem só professores de Cultura Religiosa, mas professores de Direito, Comunicação, Teologia, Serviço Social, e de outras universidades também. É uma revista que busca parceria. Há textos que são para contemplar os parceiros, para homenagear o professor Marcelo Andrade, um dos colaboradores, que morreu ano retrasado. E selecionamos também artigos de alunos.

Monica – Mostrar essas interdisciplinaridades e deixar também isso bem em foco. Por isso há parceiros de outras áreas. É o histórico da revista.

E quais são os principais assuntos abordados na obra?

Monica – Cada artigo tem um tema, mas cada texto tem um olhar. Nós também falamos muito com o contemporâneo, dialogando com o tempo atual. Foram selecionados alguns assuntos importantes, como direitos humanos, tolerância, responsabilidade social, ou a questão da corresponsabilidade com o mundo.

Rosemary – Propondo sempre esse intercâmbio entre fé e cultura. Essa, na verdade, é a missão da Cultura Religiosa, dialogar com cada realidade, com cada departamento. Atender aquela realidade, oferecendo uma aproximação com a fé cristã. Nós, na verdade, dialogamos com o mundo todo. Acho que o livro retrata um pouco isso, uma ampliação desse diálogo.

Qual o objetivo de juntar o tema Cultura Religiosa em diálogo com os estudantes e docentes?

Rosemary – Eu acho que tem uma intenção de fundo, não é do livro ou da revista, que é de provocar a ação. O campo da reflexão é um campo também para se voltar para uma ação concreta. Uma ação ética, prática. Os temas, na verdade, chegam para desembocar numa encarnação do projeto de Jesus. Mesmo que a pessoa não seja cristã.

Hoje, quais as principais preocupações da equipe de Cultura Religiosa do que deve ser abordado em sala de aula?

Rosemary – O processo é ao contrário. Da sala de aula para o livro. O que acontece na sala de aula é o que aparece no livro. Esse se torna um subsídio de formação de turmas. O tema está no mundo, na sociedade moderna.