De Shakespeare ao espanhol comercial: novas eletivas em Letras

O Departamento de Letras vai oferecer novas eletivas a partir do 1º semestre de 2013. Além de aprofundar o ensino de línguas estrangeiras, elas visam a uma maior interdisciplinaridade. Em entrevista ao PUC Urgente, a Coordenadora de Graduação de Letras, Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, explicou a importância que essas novas eletivas podem ter na vida acadêmica dos alunos.

De onde surgiu a ideia de criar estas novas disciplinas?
Adriana Nóbrega
: O Ministério da Educação e Cultura precisa receber de cinco em cinco anos as metas da Universidade. Elas devem conter os objetivos da PUC para os cinco anos seguintes e traçar o perfil da Universidade. Então, cada departamento traça metas diante da necessidade de cada curso, e a PUC direciona todas as linhas de ação pedagógica. Nós, de Letras, acabamos de passar por uma reforma no currículo de graduação, que está sendo implantada desde agosto. Por uma questão de adequação e alinhamento às diretrizes da PUC, como a internacionalização e a formação da sociedade globalizada, nós decidimos oferecer estas novas disciplinas eletivas, que não atendem somente os alunos de Letras, mas sim todos da universidade. São disciplinas abertas a todos os alunos.

Como a questão da internacionalização pode ser relacionada às novas eletivas?

Adriana: Várias disciplinas estão sendo criadas, mas o que está sendo mais elaborado pelo Departamento de Letras, neste momento, é a questão da internacionalização. A PUC tem uma agenda para se tornar uma Universidade globalizada. A internacionalização acontece por meio de disciplinas oferecidas em língua estrangeira, de convênios internacionais, de visitas de professores estrangeiros e de intercâmbios de alunos. Em alinhamento à diretriz pedagógica, estamos oferecendo disciplinas, por exemplo, em inglês. Por isso é necessário que o aluno tenha um nível avançado de inglês. No caso específico de estudo da estrutura de línguas, temos disciplinas de gramática inglesa e portuguesa, de forma a atendermos também os alunos que queiram melhorar a redação e a leitura. Além disso, teremos o espanhol comercial, que pode interessar principalmente aos alunos de Relações Internacionais e Administração.

Qual é o papel da interdisciplinaridade?

Adriana: As disciplinas “Mito e Cinema” e a relacionada a Shakespeare, por exemplo, podem atender tanto alunos de Cinema como de História. Elas têm um caráter interdisciplinar forte. Além disso, a agenda de internacionalização da Universidade prevê uma maior integração entre os alunos, independente dos cursos e dos convênios de intercâmbio. Isso vale também para funcionários. Faz parte dessa agenda pedagógica da Universidade a melhor capacitação dos funcionários. Agora em 2013, o Departamento de Letras e a Superintendência de Recursos Humanos vão oferecer disciplinas em inglês para eles.