Entrevista

Debates e descontos na primeira Feira Virtual de livros de Universidades

Debates e descontos na primeira Feira Virtual de livros de Universidades

Felipe Gomberg. Foto: Acervo Comunicar

Editora PUC-Rio participa da 1ª Feira Virtual promovida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Além de contribuir com 50 títulos, a Editora promove dois webinars, em parceria com o ECOA/PUC-Rio, via plataforma Zoom sobre Saúde e espiritualidade no contexto da pandemia e Escrita criativa durante a quarentena (programação na agenda). Até 8 de julho, as obras expostas, nos sites das coeditoras, terão 50% de desconto. Há também e-books gratuitos no site da Editora PUC-Rio. O coordenador da Editora PUC-Rio, professor Felipe Gomberg, também coordenador de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social, revela que a ação faz parte das comemorações pelos 20 anos da Editora e fala sobre esta experiência. Clique aqui para acessar o site da feira.

Como surgiu a proposta de promover uma feira virtual de livros reunindo as editoras universitárias?
Felipe Gomberg: A ideia partiu da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) para divulgar as editoras associadas neste contexto de pandemia, para que o público não perdesse contato com as publicações e projetos oriundos das editoras universitárias.
 
Como a Editora PUC-Rio está inserida neste contexto e qual o retorno esperado com esta ação?
Felipe Gomberg: A Editora PUC-Rio, este ano, completa 20 anos de atividades editoriais. Tínhamos a expectativa de proporcionar ao nosso público eventos para comemorar a data, mas como todos fomos surpreendidos por este cenário de pandemia, tivemos que mudar os planos. Então, a proposta da feira veio ao encontro das nossas intenções iniciais de marcar essa data do aniversário. A Editora participa expondo seu catálogo de livros e oferece descontos em parceria com as coeditoras.

Todos encontros literários abrem espaço para debates sobre a vivência do autor, os processos criativos e demandas do setor, entre outros assuntos. Como conseguiram adaptar esta tendência ao meio virtual?
Felipe Gomberg: Nossa proposta foi adaptar as mesas que costumamos organizar nos lançamentos de livros ao ambiente virtual. Nossas lives são organizadas em parceria com o ECOA/PUC-Rio em formato de webinar através da plataforma Zoom. Essas lives terão a presença de autores de livros nossos recém-lançados, os Decanos do CTCH e do CCBS, professores Júlio Diniz e Hilton Koch, respectivamente, bem como professores-especialistas.

Em poucas palavras, como você resumiria essa experiência de adaptação a uma forma virtual de participar em feira de livros para editoras tão acostumadas ao calor humano em Bienais?
Felipe Gomberg: Sabemos que nada se compara a experiências de feiras como as bienais do livro, as FLIPs, primaveras do livro etc. Contudo, temos que nos adaptar às circunstâncias e continuar nossos esforços em torno da publicação e divulgação das obras que reflitam o conteúdo acadêmico, resultado de pesquisas científicas, que é produzido na Universidade. Assim, entendemos ser fundamental, neste momento, a participação nesta primeira feira virtual das editoras universitárias.