Depois de dois anos, Jornada de Estudos do Discurso retorna ao campus

Por: Rafael Serfaty

Depois de dois anos, Jornada de Estudos do Discurso retorna ao campus

Professora Liana Biar. (Foto: JP Araujo)

O grupo de pesquisa Narrativa e Interação Social (NAVIS), do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da PUC-Rio, promove a XVI Jornada de Estudos do Discurso (JED) nos dias 27 e 28 de outubro de 2022. Após dois anos de interlocuções on-line, a edição será presencial, no campus Gávea da PUC-Rio. A Coordenadora do NAVIS, professora Liana Biar, explica como funciona o encontro e o que será abordado nas sessões programadas para a Jornada.

Qual o objetivo da Jornada de Estudos do Discurso (JED)?
Liana Biar:
A Jornada de Estudos do Discurso está ligada a uma linha de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem: Discurso, vida social e práticas profissionais. O tema central é investigar práticas sociais e discursivas que têm lugar em ambientes de ensino, ambientes profissionais, na mídia e em situações cotidianas e institucionais. A JED é uma oportunidade de apresentar os trabalhos que estão em desenvolvimento, e conversar com outros programas de universidades Brasil afora. Estas desenvolvem pesquisas sobre práticas discursivas, dentro de qualquer referencial teórico que caia dentro de um termo guarda-chuva: a análise de discurso. A JED é voltada para alunos de Mestrado e de Doutorado, além de alunos de Graduação que estejam desenvolvendo pesquisas de iniciação científica.

O tema desta edição é De volta ao campo: o papel da Linguística Aplicada na reconstrução da sociedade. O que esta temática pretende enfocar?
Liana:
Há duas dimensões importantes a destacar. Primeiro, a alegria de voltar aos cenários cotidianos e institucionais em que as práticas linguísticas e discursivas acontecem. Depois de dois anos em que os cenários ficaram um pouco limitados, com as telas do Zoom e de outras plataformas virtuais, celebramos este retorno aos contextos de pesquisa que tradicionalmente nos alimentavam, como as escolas, as práticas cotidianas e os encontros sociais. A segunda dimensão desse tema tem a ver com o cenário político, econômico e sanitário perante o caos em que vivemos atualmente. É uma chamada para nós, como pesquisadores dentro desse campo de análise do discurso e linguística aplicada, pensemos nos modos como podemos contribuir efetivamente, de maneira intervencionista, nos diferentes contextos que nos interessam como pesquisadores. Devemos pensar nos vínculos que a nossa pesquisa tem com a vida social e com as formas como podemos contribuir.

De que forma a programação foi estruturada?
Liana:
Convidamos três grandes expoentes contemporâneos da linguística aplicada e dos estudos do discurso: a professora Ana Cristina Ostermann (Unisinos), referência em linguística aplicada e análise da conversa; o professor Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ), também de linguística aplicada; a professora Inés Miller (PUC-Rio), do nosso programa de Estudos da Linguagem e grande referência na formação de professores. Temos estes três interlocutores e sessões de comunicação compostas por alunos de Mestrado, de Doutorado e de Iniciação Científica. A proposta é que esses trabalhos em andamento possam dialogar com o pensamento acumulado no campo da linguística aplicada, representado pelos três expoentes.

A JED é organizada pelo grupo de pesquisa NAVIS. O que este grupo significa para o Departamento de Letras?
Liana:
O NAVIS é ligado à linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais. É uma das quatro linhas que compõem o programa de Estudos da Linguagem da PUC-Rio. É um grupo de pesquisa pioneiro com a análise de narrativa no Brasil, agrega com muito interesse outras abordagens de análise do discurso. Temos essa convergência de interesses, o que faz com que fiquemos à frente da organização da JED nos últimos anos. Nem sempre foi assim, é um encontro com uma história de 16 anos.