Desafios com alegria e entusiasmo

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., foi reconduzido por mais três anos ao cargo que ocupa desde julho de 2010. O documento foi assinado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist., no dia 27 de junho deste ano. Em entrevista ao PUC Urgente, padre Josafá destaca as conquistas do período em que conduziu a Universidade e afirma que a PUC-Rio, atualmente, conjuga os aspectos comunitários, sociais, religiosos e ambientais sem perder o êxito no ensino e a vocação de assistência à sociedade.

O senhor poderia fazer uma avaliação dos últimos três anos de administração?

Padre Josafá Carlos de Siqueira: Foram três anos de consolidação de algumas metas em andamento, procurando manter uma vigilância permanente sobre a nossa frágil e sustentável estabilidade econômica; zelando pela manutenção de nosso modelo acadêmico tão reconhecido e inspirador para outras Universidades; consolidando a Agenda Ambiental institucional para continuar o nosso compromisso com a sustentabilidade socioambiental; adquirindo novos imóveis fora do campo principal para atender as demandadas internas; inaugurando o campus experimental de Tinguá em Nova Iguaçu e o novo espaço de medicina na Gávea; criando novos cursos de graduação; procurando manter uma política de bolsas que seja compatível com a nossa capacidade orçamentária, sempre voltada para a inclusão socioeducacional; iniciando o processo de ocupação do novo prédio da Petrobras, e estabelecendo uma nova política de internacionalização da PUC-Rio.

Como o senhor enxerga a PUC atualmente?

Padre Josafá: Vejo a Universidade com diversos olhares: um olhar otimista de uma instituição que vive a maturidade acadêmica das opções feitas acertadamente ao longo da história. Uma universidade que soube integrar as dimensões acadêmicas com os aspectos comunitários, sociais, religiosos e ambientais, sem perder a excelência no ensino e a sua vocação e servir à sociedade. Um olhar de perplexidade pelas mudanças que estão ocorrendo na sociedade em nível global e local, que certamente terão repercussões nos nossos métodos e práticas de ensinar e pesquisar nas Universidades. Um olhar de preocupação com a preservação de nosso exitoso modelo, onde a excelência acadêmica está unida com uma forte dimensão de pertencimento institucional, e uma política de bolsas que tem permitido uma maior inclusão educacional de alunos com baixo poder aquisitivo. Vejo também a PUC-Rio com olhar de esperança, pois a abertura, o diálogo e o testemunho que temos dado na perspectiva acadêmica, social, religiosa e ambiental, nos mostram a importância de nossa instituição para educação, para a Igreja e para a sociedade nacional e internacional.

Quais são os planos para os próximos três anos?

Padre Josafá: Dentre os novos desafios para os próximos anos, sublinho algumas metas: a construção do novo auditório de mil lugares, juntamente com mais 10 salas de aulas modernas; apoiar as estruturas acadêmicas da cultura de pertencimento institucional aos novos professores contratados; dar continuidade ao cumprimento das metas da Agenda Ambiental; apoiar o diálogo inter-religioso e as ações e projetos de caráter interdisciplinar entre os centros e os departamentos; acompanhar e apoiar as atividades do novo espaço da medicina da PUC-Rio, na Gávea; estreitar os vínculos com as Universidades Pontifícias no Brasil, e com as instituições de ensino superior da Companhia de Jesus no País, tendo em vista a unificação das províncias jesuíticas no território brasileiro.

O que essa recondução ao cargo de reitor significa para o senhor?

Padre Josafá: Para mim significa a confirmação de uma missão que recebi da Igreja, da Companhia de Jesus, e do apoio que tenho recebido da comunidade educativa da PUC-Rio. Vejo o cargo de reitor não como privilégio de poder, mas como uma missão e serviço que modestamente procuro viver com alegria e entusiasmo, mesmo sabendo dos pequenos e grandes problemas que enfrentamos a cada dia. A recondução significa o apoio e a confiança que a comunidade educativa tem depositado em minhas mãos, sempre contando com a colaboração dos professores, alunos e funcionários. A recondução significa continuar fazendo o que é humanamente possível e, na fé, confiar plenamente em Deus como se tudo dependesse Dele.