Entrevista

Desenvolvimento de práticas de leitura

Desenvolvimento de práticas de leitura

O Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas de Leitura abre as inscrições no dia 1º de maio. A ideia é valorizar a formação de mediadores e possibilitar desdobramentos em diferentes espaços, como escolas e museus. O prêmio tem duas modalidades: contador de história e formador de mediadores. O escolhido em cada modalidade ganhará R$ 10 mil. O segundo lugar, em cada categoria, receberá uma menção honrosa. O diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer), professor Luiz Antonio Coelho, explica como foi desenvolvido o prêmio e quais são os objetivos desse projeto. 

O que serviu de inspiração para a criação do Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas de Leitura?

Luiz Antonio Coelho:
 A ideia já tinha sido desenvolvida há um bom tempo, porque é uma homenagem que estamos fazendo para o nosso diretor, que morreu ano passado, o professor Ricardo Oiticica. Ele era uma pessoa que tinha uma formação bastante diversificada, fez Direito e Letras e era pesquisador da Universidade. A ideia do prêmio surgiu antes da morte dele. Estávamos trabalhando nessa ideia com ele, com a professora Eliana Yunes, e a professora Gilda Carvalho. Desenvolvemos e trabalhamos com práticas de leitura e com políticas públicas de leitura, inclusive com consultorias nessa área.

Qual é o objetivo do prêmio?   

Luiz Antonio:
 O Prêmio Ricardo Oiticica visa a premiar uma obra ou obras publicadas sobre práticas leitoras, que são ações de promoção de leitura e de iniciativas públicas e privadas em espaços diversos, em múltiplas linguagens, em quaisquer suportes. Entenda-se obra publicada, trabalhos apresentados em um livro impresso ou digital, CD, DVD, programa de TV e relatos de projetos executados. No último caso, é necessário que haja documento comprobatório de execução do relatório dos respectivos. Os outros não, pois estão em suporte que serão recebidos com facilidade. Vamos valorizar a promoção de leitura e a formação de mediadores leitores. Vamos tentar estimular e valorizar pesquisadores a escreverem suas experiências nestes campos. Também queremos incentivar através da valorização do empenho na divulgação das práticas leitoras. E claro, homenagear o professor Ricardo Oiticica.

Como será feita a inscrição?

Luiz Antonio:
 O período de inscrição será de 1º de maio a 31 de julho. A inscrição é gratuita e será feita pelo site www.catedra.puc-rio.br. O candidato deverá encaminhar por correio, com comprovante de recebimento, ou entregar diretamente no iiLer, com o protocolo de recebimento, quatro cópias da obra, em qualquer suporte, até o dia 15 de agosto. Todas as informações estarão disponíveis no site a partir do dia 8 de abril. Vamos divulgar o resultado do prêmio no dia 19 de outubro, e a solenidade vai ocorrer na segunda semana de novembro. O prêmio vai ser anual e esta é a primeira edição. Pode participar qualquer pessoa, mas não pode ser parente de primeiro ou segundo grau dos jurados e dos funcionários do Instituto Interdisciplinar de Leitura.

Como os projetos serão selecionados?

Luiz Antonio:
 Vamos ter quatro jurados especialistas, selecionados pelo próprio Instituto. Eles vão julgar a originalidade, a qualidade do projeto, a possiblidade de multiplicação e a linguagem de edição do material. Prezamos muito aquele indivíduo ou aquele grupo de agentes de desdobramento de práticas de leitura, o agente multiplicador. Tudo isso será verificado nos trabalhos.