Entrevista

Diálogos sobre Joseph Ratzinger

Diálogos sobre Joseph Ratzinger

Humanização e sentido da vida são os temas do II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, que será realizado na Universidade, nos dias 8 e 9 de novembro. Com organização do Departamento de Teologia, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Fondaziane Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI, o evento será realizado no Ginásio, e terá a participação de professores de dez universidades estrangeiras.

Um dos organizadores, padre Abimar Oliveira de Moraes, coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Teologia, explica que o evento tem o objetivo de introduzir reflexões teológicas na Universidade, a partir de experiências vividas pelo atual Papa.

-A perspectiva é a mais positiva. Temos 400 participantes inscritos e esperamos chegar a 600. É um dado positivo, pois a maioria é da América Latina, e um de nossos objetivos é abrir espaço para além do Rio de Janeiro – afirma – quem aceitar o convite para participar não vai se arrepender, pois não é um momento de doutrinamento, mas de diálogo entre fé cristã e cultura. O evento vai além de reflexões do pensamento de Bento XVI, acredita o organizador. Para ele, trata-se de dialogar as grandes questões da vida humana, com base, sobretudo, no teólogo e pensador Joseph Ratzinger.

– O objetivo de trabalhar com a temática da humanização e do sentido da vida é dialogar sobre o ser humano que busca o motivo da sua vida e da sua existência. O homem acaba entrando em um processo que o Papa chama de humanização. Quer dizer, buscando o sentido de sua vida, o ser humano acaba achando respostas de coisas ligadas ao seu futuro e ao seu presente. Essas questões serão debatidas no simpósio.

Padre Abimar explicou que a motivação para o Brasil, em especial a PUC-Rio, suceder o I Simpósio, realizado na Polônia, foi a escolha da sede da Jornada Mundial da Juventude: “O simpósio nasceu do convite das três organizadoras do evento, uma vez que o Rio já iria receber o Papa ao sediar a JMJ, em 2013.”

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO. Quinta-feira, 8, das 7h às 8h30m serão realizados o credenciamento e o café de abertura. Das 8h30m às 9h30m, haverá uma cerimônia de abertura do Simpósio. Em seguida, das 9h30m às 10h30m, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, e o professor Mário de França Miranda, da PUC-Rio, apresentam a conferência Humanização e Sentido da Vida. Das 11h às 12h30m, serão debatidos os temas: Igreja e Política (Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil); Ética e Economia em Joseph Ratzinger (Marcílio Marques Moreira, ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do Brasil); Ratzinger, um Pensador Atual (Luiz Paulo Horta, da Academia Brasileira de Letras). Das 14h30m às 17h30m, haverá sessões de comunicações. Às 18h, haverá um recital, seguido de um coquetel. Na sexta-feira, 9, das 9h às 10h30m, serão debatidos os temas: O Ser Humano Diante do Sentido Último da Realidade (professor Luis Romera, da Università Pontificia della Santa Croce) e A Fé e o Sentido da Existência (Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro). Das 10h50m às 11h20m, haverá uma apresentação do professor Mariusz Kucinski, do Centrum Studiów Ratzingera de Bydgoszcz (Polônia). Das 11h20m às 12h, Dom Orani João Tempesta, Dom Giovanni D’Aniello e Mons. Giuseppe A. Scotti, da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger/Benedetto XVI, participam da mesa de encerramento.