Dignidade Re-vista: Mais espaço para a publicação de alunos de graduação

Dar oportunidade para que alunos de graduação publiquem o primeiro artigo acadêmico e estimular estudos na área de direitos humanos. Estas são as propostas da Dignidade Re-vista, revista acadêmica on-line que será lançada pela Pastoral Universitária na quarta-feira, 15, às 15h, no Salão da Pastoral. Ela será semestral, e estudantes de qualquer curso de graduação poderão enviar trabalhos. No lançamento, o Vice-Reitor da Universidade, padre Francisco Ivern, S.J., e a professora Sônia Maria Giacomini, do Departamento de Ciências Sociais, vão compor uma mesa sobre os direitos humanos no ambiente acadêmico. Na ocasião, será apresentado também o edital para o próximo número da revista. Os alunos Gustavo Simi, conselheiro editorial, e Gabriel Vilela, responsável pelo projeto gráfico, explicaram como foi o processo de criação da Dignidade Re-vista e como serão as próximas edições.

Como surgiu a ideia da revista?
Gabriel Vilela: A ideia é da Pastoral, a coordenadora geral da revista reuniu pessoas que têm interesse sobre o tema e que estão dispostas a colaborar. A ideia é incentivar os alunos a publicarem o primeiro artigo acadêmico e desenvolverem uma pesquisa de interesse deles, além de fomentar os direitos humanos em diversas áreas dos saberes. Mas o projeto foi ampliado para além da Pastoral e envolve alunos e professores de diversos cursos da PUC. A ideia é incentivar a atividade do pensamento. O principal ganho dessa iniciativa é fazer com que os alunos da graduação estejam preocupados com os valores dos direitos humanos.

Qual é o objetivo da Dignidade Re-vista?
Gustavo Simi:
 Muitas vezes, as portas são abertas para pós-graduandos ou para pessoas que já têm inserção na vida acadêmica. A nossa revista é um espaço para a primeira publicação. O objetivo é ser um canal de publicação para o início de uma trajetória e, ainda, inserir a temática dos direitos humanos no âmbito da produção acadêmica. Como a temática dos direitos humanos é interdisciplinar, a publicação abre espaço para mais discussões, o que possibilita uma publicação diversa. A PUC, além de ter uma produção reconhecida cientificamente, também tem uma marca humana e ética que é muito relevante para o conteúdo da revista. A Dignidade Re-vista tem a cara da PUC porque será uma revista preocupada com a excelência científica e com as questões humanas.

Como vão funcionar os próximos números?
Gustavo:
 Na quarta-feira, vamos lançar também o edital da próxima edição da Dignidade Re-vista. Fizemos essa primeira edição com o tema direitos humanos. Agora vamos começar a fazer a edição por assuntos dentro dos direitos humanos. Direito das mulheres foi um tema que apareceu muito nos artigos dessa primeira revista. A ideia é que cada edição reflita um pouco a conjuntura dos direitos humanos.

Alunos de todos os cursos podem participar?
Gustavo:
 Sim. Todos os alunos de graduação podem participar, de maneira independente, não precisa necessariamente ter um aval de orientador, basta o próprio aluno. Muitas vezes, alguns alunos produzem trabalhos ligados aos direitos humanos e o trabalho não vai adiante. A ideia é que os alunos peguem esse trabalho, desenvolvam um pouco mais e possam publicar na revista. Nenhum texto vai ser recusado completamente, sempre vamos ler o texto e, se não estiver adequado, devolveremos para o autor, para ele melhorar o que for preciso. Queremos que o aluno se esforce para produzir um artigo. Mesmo que não esteja muito bom, o esforço do aluno vai ser reconhecido pela revista. Faremos questão de reconhecer e valorizar esse esforço.