Diploma com validade na União Européia

As inscrições para o programa de dupla diplomação Master in International Management estão abertas até o dia 29 de junho. O curso é uma parceria entre o IAG PUC-Rio e o Institut d’Administration des Enterprises (IAE), que fica em Grenoble, na França. O programa é aberto a todos os alunos e ex-alunos dos cursos de MBA e mestrado. Marco Antonio Oliveira, Gerente Executivo do IAG, explica detalhes do programa.

Como surgiu a parceria entre o IAG PUC-Rio e o IAE/Grenoble?

Marco Antonio Oliveira: O IAG está sempre procurando parcerias em programas internacionais e avaliando essas possibilidades, tanto é que nós temos outros programas internacionais também, com a Universidade de San Diego, com a Universidade da Flórida. O mais promissor realmente é com o IAE, em Grenoble, da Universidade Pierre Mendès. Essa parceria surgiu há uns cinco anos e tem sido um sucesso grande entre os alunos.

Quais são os alunos habilitados para o curso? E qual a vantagem dessa parceria para eles?

Oliveira: São todos alunos de MBA e Mestrado do IAG. A vantagem para os alunos é que, ao final do curso de Master in International Magagement, eles recebem um diploma reconhecido pelo ministério da Educação francês e em qualquer lugar da comunidade européia. Esse é um grande ganho, conseguimos uma equivalência de créditos que o ministério da Educação francês reconheceu. O outro diferencial é a experiência internacional que o aluno tem com isso. Este ano encontrei um dos alunos participantes na PUC, e ele me contou que, ao voltar, foi chamado para uma entrevista, na qual contou sobre o curso, e o empregador ficou fascinado e o contratou pagando muito mais do que ele ganhava. A experiência internacional conta muito para o mercado e, nesse caso, com baixo investimento de tempo, porque a duração é curta. Quando se fala de um curso em outro país, geralmente é de um ano, seis meses, nunca são cursos rápidos. Esse é um curso de menos de um mês lá fora e três fins de semana aqui no Brasil, com professores franceses, e na volta mais um fim de semana com professor brasileiro. O investimento de tempo é muito pequeno, para ter essa gama de vantagens, daí o sucesso do programa. Tem alunos que vêm fazer entrevista para o MBA aqui já pensando em fazer Grenoble, querem entrar no MBA só para fazer Grenoble.

O curso é novo?

Oliveira: Esse programa de dupla diplomação já tem cinco anos. O que estamos fazendo é remodelar o programa por questão de agenda, a grade, onde são feitas as aulas, são essas as modificações.

O custo do curso inclui gastos de passagem e hospedagem?

Oliveira: Não. O custo do curso inclui só o programa, toda a parte de logística é com o aluno. Ano passado visitei hotéis, para saber sobre o uso da taxa corporativa da Universidade Pierre Mendès nesses locais. Já que o aluno vai para lá, ele passa a ser aluno da Universidade de Pierre Mendes por esse tempo e essa universidade tem tarifas corporativas em vários hotéis. As inscrições vão até o final de junho, logo após é feita uma pré-seleção que é enviada para a França. Quando aprovados, os alunos selecionados devem entregar os documentos com tradução juramentada em francês, uma exigência do ministério da Educação da França. Em setembro, depois de esses alunos estarem confirmados, fazemos uma apresentação com todas essas questões de logística, como as indicações de companhias aéreas que vendem passagens mais baratas para quem está indo estudar no exterior e de hotéis que têm a taxa corporativa. É um programa fantástico e a região é mágica. Grenoble é uma cidade de estudantes e tem três grandes universidades da França, apesar de ser uma cidade pequena. Fica na beira dos Alpes franceses e é uma província muito bonita. Os alunos adoram e voltam para o Brasil já querendo ir para lá novamente.

Serviço:

Informações adicionais pelo e-mail mba@iag.puc-rio.br ou no site www.iag.puc-rio.br/convenios-internacionais/programa-de-grenoble .