Educação continuada para maiores de 50 anos

O Núcleo Interdisciplinar da Maturidade e a Coordenação Central de Extensão (CCE), em parceria com professores e alunos de pós-graduação de diversos Departamentos da Universidade, lançam o Programa de Educação Continuada PUC Mais de 50. O projeto tem o objetivo de promover a troca de saberes e atender às demandas do público com mais de 50 anos por meio de cursos, oficinas e eventos exploratórios. A professora do Departamento de Design Vera Damazio e a supervisora de marketing da CCE Fernanda Pina fazem uma análise da importância de ações e serviços para essa parcela crescente da população.

Como surgiu a ideia de criar um projeto para oferecer cursos a pessoas com mais de 50 anos?

Vera Damazio: O projeto nasceu de um movimento de designers para entender o que é envelhecer. Começamos a fazer pesquisas de campo na Gávea, com pessoas acima de 50 anos. Visitamos inúmeras casas, e muitas das demandas que encontrávamos podiam se transformar em designer serviço. Buscamos a parceria com a Central de Extensão da PUC-Rio para materializar as demandas e aporte teórico do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), projeto ligado à Secretaria de Saúde do Estado e ao Instituto Vital Brasil.

Fernanda Pina: Quando o professor Alfredo Jefferson de Oliveira assumiu a CCE, ele já tinha a proposta de ampliar o conceito de extensão universitária, conceitos que o padre Hortal Sánchez pregava em sua gestão e que o padre Josafá tem dado continuidade. O professor sempre quis transformar essa vontade em prática efetiva, e quando a professora Vera apresentou a necessidade dos protótipos de cursos, as ideias se encaixaram. A intenção da CCE é ampliar o público da extensão universitária e não limitar a oferta de cursos de curta duração e pós-graduação Lato Sensu.

Há necessidades do mercado e da sociedade para essa idade específica?

Vera: Temos a visão turva das pessoas com mais de 50 anos. Envelhecer deve ser algo natural e tratado como positivo. Em dez anos, teremos no planeta mais de 1 bilhão de pessoas com mais de 60 anos. A Europa envelheceu devagar, o que foi dando tempo para a sociedade entender as necessidades desse público. O Brasil envelheceu rapidamente nos últimos 30 anos. Por isso, temos que nos preparar, seja em serviços culturais ou de consumo.

Fernanda: Queremos sustentar essa vanguarda na PUC, com a educação continuada, o suporte da extensão universitária e a base de estudos promovidos pelo Departamento Design. Isso não vai se limitar à extensão ou ao design. Queremos promover um encontro de saberes. Será um meio para que os participantes se mantenham ativos e inde- pendentes, além de ser um espaço de trocas de conhecimentos.

O projeto é uma iniciativa que busca criar bases na Universidade para o público com mais de 50 anos?

Vera: Nosso sonho é que a PUC se transforme em uma universidade também para idosos. Temos que nos preparar para isso. A partir de 2030, serão mais brasileiros com mais de 60 anos do que com menos de 14 anos. Atender esse público diverso e exigente é essencial. Estamos envelhecendo, e os produtos e serviços não estão atendendo às novas demandas.

Fernanda: O PUC mais de 50 é o embrião de um projeto maior. Vamos continuar buscando demandas para criar atividades. A missão da CCE é expandir para além dos muros da Universidade o conhecimento e a pesquisa que se desenvolvem dentro do campus.

Quais as áreas dos cursos oferecidos pela Central de Extensão?

Fernanda: Identificamos cinco domínios de conhecimento para o desenvolvimento dos cursos: Arte e Entretenimento, Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura Religiosa, Oficinas Digitais e Revitalização Profissional. Teremos professores como o padre Jesús Hortal Sánchez, do Departamento de Teologia, e o professor Eduardo Brocchi, do Departamento de Ciências dos Materiais.

Cursos e Palestras CCE | PUC Mais de 50

► Oficinas Digitais

Videochamadas por Skype – Aulas: segunda e terça, 17 e 18 de novembro, das 16h às 19h.

Local: PUC-Rio (Barra) Av. das Américas, 3.434, bloco 7, sala 103/104.

► Atualidades e Conhecimentos Gerais

Os Conflitos Atuais no Oriente Médio – Aulas: segunda e quarta-feira, 3 e 5 de novembro ,das 16h às 19h.

Fenômenos Físicos Extraordinários da Natureza – Aulas: Terça e quinta- -feira, 25 e 27 de novembro, das 9h às 12h.

A Repercussão Gráfica da Passagem do Graf Zeppelin pelo Brasil – Aulas: Terça e quinta, 2 e 4 de dezembro, das 17h30 às 20h30.

► Arte e Entretenimento

THE BEATLES: História, Arte e Legado – Aulas: Quartas, 19 e 26 de novembro, 3 e 10 de dezembro, das 17h30 às 20h30.

► Cultura Religiosa

Doenças, Curas e Medicina na Perspectiva da Bíblia – Aulas: Segundas e quartas, 10 e 12 de novembro, das 16h às 19h.

► Revitalização Profissional

Exposição e Comercialização de Produtos: potencializando o seu negócio – Aulas: Terças e quintas, 4, 6 e 11 de novembro, das 16h às 19h.

• Local: CEPE (entrada anterior à PUC-Rio). Av. Padre Leonel Franca, 248, Gávea.