Em busca de novos talentos

Universitários de todo Brasil podem se inscrever, até 20 de julho, para o Concurso Cultural Mostraí 2015, que vai ser realizado na XVIII Mostra PUC-Rio, de 11 a 14 de agosto. Com duas categorias, fotografia e tiras de quadrinhos, e duas etapas, o concurso será todo no formato eletrônico. A Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP) promove o evento com o objetivo de incentivar a produção de trabalhos de universitários no Brasil e descobrir novos talentos. O edital e outras informações estão disponíveis no site da Mostra PUC www.ccesp.puc-rio/mostrapuc. O coordenador da CCESP, André Lacombe, fala sobre as novidades e a importância do concurso.

Quais as novidades para a segunda edição do Concurso?

André Lacombe: Nesta edição, o concurso vai ser dividido em duas fases. Na primeira, os trabalhos inscritos serão publicados na página oficial da Mostra PUC, no Facebook. Os mais curtidos avançam para a próxima fase e serão exibidos durante os quatro dias do evento. Na segunda, a avaliação será feita por uma banca de jurados que escolherá os vencedores. Além disso, pensamos muito na acessibilidade. Haverá apenas as categorias de fotografia e tiras de quadrinhos, nós optamos pela retirada da categoria de curta-metragem por ela precisar de uma produção maior e ser mais custosa para o candidato. E, para facilitar ainda mais, o aluno não vai precisar gastar dinheiro com impressão e postagem nos correios. Basta ele enviar o trabalho por e-mail no formato A3, com, no mínimo, 150 dpi, em JPEG.

Qual o tema escolhido?

Lacombe: A temática da XVIII Mostra PUC-Rio é A história do Rio passa por aqui, pela PUC, que completa 75 anos. Como o concurso é nacional, escolhemos o tema principal do concurso Mostraí mais abrangente, apenas Rio de Janeiro. Assim, alguém que está no Piauí, por exemplo, e que tenha uma bela foto do Rio ou faça uma tirinha sobre a sua ligação com a cidade, pode participar.

Por que o concurso é aberto para todo o país?

Lacombe: O nosso objetivo é incentivar a produção de fotografias e histórias em quadrinhos no meio universitário. A única restrição para participar do concurso é cursar graduação porque é com esse público que a Mostra PUC trabalha e também porque nós queremos oferecer oportunidades de trabalho aos alunos e, principalmente, descobrir novos talentos. Além disso, não seria justo um profissional concorrer com quem ainda não é formado. O circuito nacional também amplia a visibilidade do evento e torna a disputa mais emocionante.

Qual é o critério de avaliação e qual é o prêmio?

Lacombe: O júri é formado por profissionais das áreas de fotografia e histórias em quadrinhos, um representante do corpo discente da Universidade e um integrante da comissão organizadora da XVIII Mostra PUC-Rio. Eles têm liberdade para opinar, mas a avaliação segue quatro critérios oficiais: estético, artístico, técnico e conteúdo. Os três melhores colocados de cada categoria vão receber um prêmio em dinheiro. O primeiro colocado vai ganhar R$ 1.500, o segundo, R$ 1.000 e o terceiro, R$ 500. A premiação será dia 14 de agosto, último dia da Mostra PUC-Rio, na sala 102-K, onde os vencedores receberão os prêmios.