Ensino de cinema em questão

O VIII Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE) será realizado no campus da PUC, de quinta-feira, 29, a sábado, 31. O encontro tem por objetivo debater as questões do ensino do cinema e do audiovisual, e podem participar alunos, professores e profissionais da área. Professora do Departamento de Comunicação Social e uma das representantes da PUC-Rio no FORCINE, Angeluccia Bernardes Habert comenta as expectativas para o encontro.

O que seria o Forcine?
Angeluccia Bernardes Habert: O FORCINE é um organismo que reúne as escolas de cinema, originalmente as escolas universitárias. A criação deste fórum se deu justamente da pretensão de ocupar um espaço voltado mais para a formação e as necessidades do ensino de cinema, na perspectiva de preparar profissionais mais capacitados, mais integrados com a dinâmica do mercado de trabalho. Nesta edição, o congresso vai se preocupar mais com as experiências não formais. Com o desenvolvimento tecnológico, o fazer cinema ou fazer audiovisual se tornou uma coisa normal, todo mundo hoje faz um pequeno filme, uma pequena gravação de qualquer coisa. Essa dinâmica está tornando a linguagem audiovisual acessível a todos e faz com que esse ensino tenha realmente uma expansão. Durante o congresso, serão discutidas quais são essas experiências, por exemplo, aqui na PUC, nós vamos falar do curso que atualmente estamos desenvolvendo com as favelas pacificadas, que é de ensino de cinema.

Qual a importância para a PUC de sediar um encontro que reúne universidades de todo Brasil?
Angeluccia: A importância para PUC, para os alunos e para os professores é entrar em contato com outras universidades. Com representantes de universidades de todo o Brasil, o encontro é uma rara oportunidade de sentar em um espaço comum e discutir questões do dia a dia do ensino. Eu acho que é muito oportuno você ter contato com outros professores.

Como os alunos de Comunicação estão se preparando para o fórum?
Angeluccia: Os alunos vão principalmente fazer parte do receptivo, já temos muitos alunos interessados. Nós fizemos uma reunião na semana passada, marcamos uma para a próxima semana, e já temos vários nomes dos alunos que querem trabalhar e participar. Eles vão receber as pessoas que vêm de fora e esse contato pode, mais tarde, prevalecer sobre as escolhas de caminhos e estudos que eles poderão trilhar. Vão ajudar na secretaria e também participar das mesas e reuniões, porém não poderão votar em nenhuma pauta. Durante o congresso, os alunos poderão assistir aos filmes produzidos pelas outras escolas, que serão exibidos na sexta-feira, 29, e no sábado, 30, às 9h e às 14h.