Guia de Convívio no campus da PUC-Rio

Moisés Szwarcman, professor do Departamento de Engenharia Elétrica. (foto: acervo pessoal)

Desde o início da pandemia, a PUC-Rio viabilizou todas as ferramentas e meios para garantir o exercício da vida acadêmica não presencialmente, dando sua contribuição para conter o avanço do contágio pelo novo coronavírus. Porém, há a necessidade que muitas atividades que mantêm o funcionamento de setores da Universidade no campus Gávea sejam presenciais. Para reforçar os cuidados que já estavam vigorando no campus desde março deste ano, foi elaborado o Guia de Convívio no Campus, um documento com minuciosos detalhes sobre a prevenção de contágio dentro das unidades que estão em funcionamento. O objetivo é divulgar as ações normativas e preventivas de saúde e segurança contra a covid-19, para viabilizar o uso do campus de forma segura, consciente e gradativa. O professor Moisés Szwarcman, do Departamento de Engenharia Elétrica, lembra que o trabalho presencial desenvolvido dentro dos laboratórios de pesquisa é um exemplo de setores da PUC-Rio que funcionam de acordo com as restrições estabelecidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, contidas no Guia divulgado no site da PUC-Rio Clique aqui para ler.

O documento Guia de Convívio no Campus é direcionado a que tipo de atividade e/ou profissionais?
Moisés Henrique Szwarcman: O documento é direcionado a todas as pessoas que circulam pelo campus da Universidade independentemente de sua atividade.

Quais atividades estão funcionando no campus atualmente?
Moisés: O trabalho remoto é prioritário, isto é, todas as atividades que permitem o funcionamento on-line não foram interrompidas durante pandemia e continuam funcionando remotamente. As atividades necessárias para manutenção do campus, que só podem ser realizadas no modo presencial, estão funcionando de forma escalonada obedecendo os protocolos de segurança estabelecidos pela PUC-Rio. O Laboratórios de Pesquisa que exigem o funcionamento presencial também voltaram a funcionar de acordo com as restrições estabelecidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Há previsão para ampliar as atividades dentro do campus?
Moisés: Acreditamos que, com a queda do número de pessoas infectadas na cidade do Rio de Janeiro, poderemos aumentar a frequência dos funcionários na Universidade permitindo realizar os serviços de manutenção de forma mais adequada.

Qual a importância de organizar este documento?
Moisés: Informar à comunidade PUC-Rio as regras que devem ser obedecidas para resguardar a saúde de todos.

Dentre as recomendações, qual a mais importante?
Moisés: Eu elencaria as duas mais importantes: uso de máscara corretamente e o distanciamento social.