Homenagem a um mestre formador

Nesta segunda-feira, 25, no auditório do RDC, às 17h, será realizado o seminário A formação de jovens economistas, pós-graduação e pesquisa, o Departamento de Economia. O encontro tem o objetivo de apresentar, aos novos estudantes do curso de economia, a vida e a carreira do professor Dionisio Dias Carneiro. Ele foi um dos criadores da pós-graduação e pesquisa do Departamento de Economia. O Decano do Centro de Ciências Sociais, professor Luiz Roberto Cunha, que escreveu um livro em homenagem a Dionisio, fala sobre a obra e o seminário.

Qual é o objetivo do seminário?

Luiz Roberto Cunha:
 O objetivo do seminário é apresentar o ex-professor do Departamento de Economia Dionisio Dias Carneiro, um dos criadores da pós-graduação, aos novos alunos que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Ele morreu há três anos. Existe uma geração de alunos que não o conheceu. O livro não vai ter um lançamento tradicional, pois é uma obra coletiva. O encontro tem o objetivo de mostrar aos estudantes como ele formava os jovens
economistas, um trabalho que ele fez durante grande parte da vida, e falar também sobre o Departamento de Economia, principalmente na área de pós-graduação e pesquisa.

Qual é a importância do professor Dionisio para o Departamento de Economia?

Luiz Roberto:
 Em 1977, ele veio para a PUC, com os professores Rogério Werneck e Francisco Lopes, e criaram a pós-graduação e a pesquisa no Departamento de Economia. Dionisio fez história na formação de jovens economistas, é um criador de sonhos, e o que ele fez no Departamento foi muito importante. Ele tinha uma coisa essencial, ensinava a teoria de qualidade e abria espaço para os jovens serem treinados para o mercado de trabalho. Criou a consultoria Galanto, que era como uma extensão de aprendizado para os alunos da PUC, onde os estudantes se formavam para o mercado de trabalho e usavam o conhecimento teórico que adquiriam nas aulas. Trabalhar com ele, na família Galanto, era uma formação muito importante no mercado econômico do Rio de Janeiro e São Paulo, era um selo de qualidade. Ele era, mais que tudo, um mestre formador.

Como surgiu a ideia de escrever este livro?

Luiz Roberto:
 A ideia não foi minha. Amigos dele fizeram uma homenagem e, logo depois, escreveram um livro acadêmico em homenagem a ele. Daí surgiu a ideia de fazer um livro sobre o prefessor Dionisio e a história de vida dele. Eu fui a pessoa mais adequada para isso, pois o conhecia muito bem. Pedi ajuda de dois colegas que tinham a técnica para escrever a história de alguém. Entrevistei pessoas que conviviam com ele, a partir daí, fui criando e recompondo o livro. Os colaboradores me ajudaram no início, depois eu fui tocando sozinho. Eu pedi para 60 ex-alunos do Dionisio para escreverem sobre ele. Com os depoimentos, escrevi uma epígrafe chamada Saudades dos alunos e dos amigos. Todos que mandaram textos estão no livro, por isso é uma obra coletiva. O livro também conta os antecedentes familiares, a formação acadêmica. Relata também o trabalho dele em diversas instituições, sendo que a PUC é uma delas. Aborda ainda a criação da consultoria Galanto, que foi uma forma de complemento para Universidade. O livro mostra todo esse lado pessoal e profissional dele. Existem professores excelentes e professores que os alunos gostam muito, mas eu tive a oportunidade única de mostrar, em um livro, um professor excelente, por depoimentos de alunos para ficar para história.