IEAHu oferece minicurso para a pós-graduação

A professora Luisa Buarque deu detalhes do minicurso Contornos do Pensamento Africano. Foto: Amanda Dutra

As inscrições para o minicurso Contornos do Pensamento Africano estão abertas até o dia 24. As aulas serão oferecidas pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu) e ministradas pelo professor da UnB Wanderson Flor do Nascimento, pesquisador das filosofias africanas. Nascimento trará a discussão se há filosofia de “algum lugar” ou apenas filosofia. O curso ocorrerá entre os dias 3 e 7 de junho, com aulas das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sheila.durao@puc-rio.br. A professora Luisa Severo Buarque de Holanda, coordenadora do IEAHu, contou detalhes sobre o minicurso.

Como serão as aulas do curso?

Luisa Severo Buarque de Holanda – São cinco aulas e elas têm uma continuidade. Cada aluno inscrito vai receber a relação de uma pequena bibliografia em português, coisas que estão disponíveis on-line, com links. É uma turma fechada que vai fazer uma imersão no trabalho do Wanderson e no pensamento africano e contemporâneo durante os cinco dias seguidos. E é necessário que o aluno participe de 75% das horas de aulas.

Como surgiu a ideia do minicurso?

Luisa – No ano passado, resolvemos investir em uma política de minicursos para pós-graduação para fazer jus a essa ideia de estudos avançados em humanidades. A ideia é que a partir deste ano, 2019, o IEAHu ofereça um minicurso por semestre valendo um crédito, de tal maneira que o aluno da pós-graduação de qualquer programa do CTCH ou do CCS poderá fazer três minicursos e valer como uma disciplina, já que as disciplinas valem três créditos na pós-graduação, ou até mesmo fazer porque se interessaram pelo tema proposto.

A ideia é sempre contar com professores de outras universidades? Como foi feita a escolha do professor Wanderson?

Luisa – Sim. É uma oportunidade de trazer pessoas de fora para dar a chance aos alunos de conhecer essas pessoas. Muitos nomes diferentes surgiram, mas a ideia de começar com o Wanderson Flor do Nascimento, que é professor do departamento de Filosofia da UnB, foi por causa de uma demanda por parte dos próprios alunos da PUC-Rio, que têm reivindicado a expansão dos estudos filosóficos para outras tradições que não essa filosofia que predomina na academia. Essa reivindicação tem crescido bastante nos últimos tempos, e o Wanderson é um professor espetacular que tem se dedicado há muitos anos sobre o pensamento africano.

Como será a carga horária do minicurso?

Luisa – É um minicurso importante, formalizado, que dura 15 horas. Vale um terço de uma disciplina de pós-graduação. Em um ano e meio você tem o equivalente a uma disciplina com três minicursos. A ideia é oferecer os minicursos com essa periodicidade, um por semestre, sempre de 15 horas, em geral concentrado em uma semana, já que é mais simples para professores de fora do Rio de Janeiro conseguirem dar conta desse recado.

O minicurso será voltado apenas para alunos de pós-graduação em Ciências Sociais?

Luisa – Qualquer aluno de pós-graduação. Acreditamos que especialmente os alunos do CTCH e do CCS serão os mais interessados, mas o curso é aberto para alunos de qualquer pós-graduação, pois vale um crédito, tem um código de disciplina, e a pessoa pode incorporar esse crédito no histórico. Nesse caso, a ideia do aprofundamento na extensão dos estudos é mais voltada à pós-graduação, mas, particularmente, acredito, que alguns alunos de graduação vão se interessar, e alguns vão conseguir entrar, porque são 35 vagas.