Instituto de Línguas oferece curso de italiano

O IPEL Línguas começa o ano com um curso novo: Italiano Básico I. O novo idioma vem se juntar aos já oferecidos alemão, chinês, espanhol, francês, hebraico e inglês. As inscrições estão abertas para alunos, professores, funcionários e toda a comunidade. O pagamento será dividido em cinco parcelas de R$ 230. Márcia Lobianco Amorim, coordenadora do IPEL Línguas, explica como funcionarão os cursos.

Houve alguma mudança nos cursos?
Márcia Lobianco Amorim: Em 2012, continuaremos a oferecer os cursos de extensão em línguas em alemão, chinês, espanhol, francês, inglês e hebraico. Mas há algumas novidades, sim. Os cursos de chinês, por exemplo, serão coordenados pelo Instituto Confucius, com o qual a PUC firmou parceria em 2011. E, pela primeira vez, estamos introduzindo o idioma italiano em nossa carteira de cursos.

O que motivou a criação do novo curso?
Márcia: Abriremos o curso Italiano Básico I para atender aos inúmeros pedidos de própria comunidade PUC. Dependendo da receptividade do público, ampliaremos a oferta neste idioma em níveis cada vez mais avançados. A primeira turma de italiano já está confirmada e será aos sábados, das 9h às 12h, a partir do dia 10 de março, no campus da Gávea.

Quem pode se matricular?
Márcia:
Os cursos de extensão do IPEL Línguas estão abertos a todos os alunos, professores e funcionários da PUC, bem como à comunidade externa. Todos os semestres, além de membros da comunidade PUC, recebemos muitos alunos de outras instituições de ensino superior e profissionais liberais que buscam a PUC por ser um reconhecido centro de excelência no ensino de idiomas. Ao término de cada semestre, o aluno recebe um certificado com a chancela da Universidade, o que torna os nossos cursos ainda mais atraentes para quem precisa comprovar sua proficiência em línguas estrangeiras. Desde o início das atividades, em março de 2005, o IPEL Línguas já recebeu mais de 2.700 alunos nos 248 cursos oferecidos.

Qual o procedimento para quem tem conhecimento básico em algum idioma?
Márcia:
Neste caso, o candidato deverá fazer uma prova escrita para que possamos alocá-lo no curso mais adequado à sua proficiência no idioma estrangeiro e formarmos turmas homogêneas. É importante esclarecer que o teste de nivelamento é uma prova classificatória e não eliminatória. Os interessados nos cursos de 2012.1 ainda poderão fazer as provas de nivelamento na terça-feira, 6, ou na quarta-feira, 7. Não é preciso fazer agendamento. Os alunos interessados em começar a aprender uma língua estrangeira a partir do nível Básico I não precisam fazer a prova de nivelamento.

Tem algum grupo de alunos ao qual os cursos de língua estrangeira são mais indicados?
Márcia:
Temos notado um especial interesse dos alunos que pretendem se candidatar aos programas de intercâmbio oferecidos pela Universidade, daqueles que pretendem continuar os estudos de pós-graduação em instituições no exterior e de profissionais que precisam aprofundar os conhecimentos de um idioma estrangeiro.

Como os alunos devem proceder para se inscrever?
Márcia:
As inscrições nos cursos do IPEL Línguas podem ser feitas no balcão da CCE, pela internet, no site www.cce.puc-rio.br, ou pela central de atendimento da CCE (0800-90-9556). As matrículas continuam abertas e os cursos terão início no sábado, 10.