Investimento no docente de amanhã

Helena Guarisco, assessora de Planejamento Especializado de Programas de Extensão Comunitária. (Foto: Carolina Jardim)

A PUC-Rio e o banco Santander assinaram convênio para criação do Programa Santander Bolsa de Licenciatura PUC-Rio 2020, destinado a alunos de licenciatura dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras, que são bolsistas filantrópicos PUC-Rio e ProUni. A parceria permitirá a concessão mensal de um apoio financeiro no valor de R$ 1.000, ao longo de dez meses, a quatro alunos com bom desempenho acadêmico. A assessora de Planejamento Especializado de Programas  de Extensão Comunitária, Helena Guarisco, ressalta a importância deste convênio para a permanência do aluno na Universidade com qualidade, e garante uma verba que permita custear alimentação, transporte e material didático. Helena confia que este apoio proporcionará condições bem mais favoráveis para que o aluno mantenha-se motivado nos estudos com o foco e a intensidade que se espera de um universitário que no futuro se tornará um docente.

Por que um convênio específico para a área de licenciatura?
A formação de professores para os ensinos Fundamental e Médio é considerada fator estratégico para a educação, e assim para o desenvolvimento. Formar professores com Ensino Superior, por meio das licenciaturas, contribui particularmente para uma formação sólida desses educadores. Na PUC-Rio, os cursos de licenciatura, integrados aos respectivos bacharelados, têm vários estudantes com bolsa filantrópica, cobrindo as mensalidades. Todavia, esses estudantes necessitam, igualmente, de apoio financeiro para itens de estudos, como materiais didáticos, e de permanência na Universidade, como alimentação e transporte. O Convênio Santander – PUC-Rio, para licenciaturas, proporciona recurso financeiro para apoiar esses estudantes nos gastos mencionados.

Qual a importância do convênio para a Universidade, que tem o histórico de realizar parcerias com outras instituições para ajudar os alunos?
No contexto comunitário, estabelecem-se, tradicionalmente, parcerias com empresários, antigos alunos ou não, inclusive com aqueles que são referência no mercado no qual atuam como profissionais, que apóiam os bolsistas comunitários com recursos financeiros e orientação empresarial. O Santander constitui uma parceria, que merece destaque, ao se unir aos esforços da PUC-Rio, para a formação superior nas licenciaturas. Sensível ao setor educacional e voltado para apoiá-lo, o Santander, conforme sua política de responsabilidade social corporativa, investe relevantemente na formação superior dos professores de Ensino Fundamental, proporcionando apoio financeiro aos estudantes, promovendo a formação de bons professores para as escolas. Somos testemunhas de como essas parcerias potencializam os alunos contemplados, pois, além de viabilizar gastos, podem especialmente alavancar ou renovar motivações e conquistas, potencializando novos horizontes.

Qual resultado vocês esperam obter com o convênio?
Faremos o nosso acompanhamento comunitário, de caráter pedagógico e social, dos estudantes contemplados, e iremos verificar o impacto do apoio financeiro na vida de estudante de cada aluno. O resultado certamente apontará que o apoio do Santander proporcionou condições bem mais favoráveis para o foco, motivações e intensificação nos estudos, alcançando-se o objetivo da concessão.

Como será o processo de seleção dos alunos de licenciatura?
A seleção orienta-se pelo desempenho no curso e disciplinas cursadas, ou seja, pelo histórico da DAR. Os cursos considerados são os oito de bacharelado integrados à licenciatura: ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, geografia, história, letras português e inglês, e pedagogia, observando o Convênio Santander.

O convênio oferece bolsas aos alunos de licenciatura da Universidade, por que estas especificamente?
Em concordância com objetivos de contribuição do Santander, promovendo a formação de bons professores para as escolas, o convênio abrange a possibilidade de concessão para alunos da graduação, com bolsa comunitária filantrópica – Filantrópica PUC ou PROUNI, realizando uma das licenciaturas citadas, que são as oferecidas pela Universidade.

Além deste projeto, a PUC-Rio tem o Bolsas Pró Licenciatura. Qual a importância acadêmica e profissional de investir nas bolsas para os alunos de licenciatura?
Investir na qualificação de alunos que optam por licenciatura significa investir em professores da educação escolar, para o ensino Fundamental e Médio, promovendo a qualidade dos conteúdos ministrados. A educação escolar é uma política pública endereçada à constituição da cidadania.

O Santander tem outras parcerias com a PUC-Rio, como o programa de intercâmbio Bolsas Fórmula Santander. Qual a importância de parcerias com instituições renomadas para os alunos?
O Santander tem um segmento voltado ao fomento de ações para o aprimoramento do ensino e pesquisa, o Santander Universidades. As parcerias com instituições renomadas, que se direcionam para ações na educação do mundo acadêmico, como o Santander, fortalecem a Universidade e impulsionam a inovação científica, a formação de profissionais altamente capacitados, a descoberta de novos talentos, agregando oportunidades e trocas de conhecimento, práticas e experiências relevantes a serem oferecidas para os alunos universitários