Jornada Luminen: Inovação, Agilidade e Transformação Digital

Gustavo Robichez

A PUC-Rio, por meio de uma parceria entre ECOA, CCEAD e IAG, inaugurou uma nova proposta dentro do Ambiente de Aprendizagem On-line, a Jornada Luminen – uma atividade aberta e facultativa a toda a Universidade. São três modelos de cursos livres oferecidos aos alunos de graduação que valem individualmente como atividade complementar. Os estudantes podem escolher participar de uma das três jornadas: de Inovação, de Agilidade e de Transformação Digital. O coordenador do ECOA PUC-Rio, professor Gustavo Robichez, garante que a atividade terá continuidade no pós-pandemia e revela o que levou a Universidade a investir nesta inovação.

Como surgiu a ideia de realizar este projeto?
Gustavo Robichez: Este projeto teve início em um diálogo com o CCS, em particular com o IAG, na busca e oferta de conteúdos complementares, que pudessem trazer um novo tipo de experiência para os alunos da Universidade. Nosso objetivo foi trazer temas atuais para os alunos de graduação. Foram identificados, em um primeiro momento, três cursos curtos sem tutoria, o que gera flexibilidade para que os alunos os consumam sob demanda e de forma complementar às suas jornadas, nos cursos de graduação da Universidade.

Vocês lançaram as jornadas Luminen em Inovação, Agilidade e Transformação Digital, em parceria com a CCEAD e o IAG. Como foi esta colaboração?
Gustavo Robichez: O primeiro passo foi entender que pautas poderiam contribuir para a formação dos alunos de graduação em Administração. Ao se fazer a seleção dos conteúdos, foi identificada que esta frente poderia atender a um interesse mais amplo. Tivemos, então, uma conversa com a Coordenação Central de Graduação e decidimos lançar este programa como uma atividade aberta e facultativa a toda a Universidade.

Por que os temas inovação, agilidade e transformação digital foram os tópicos escolhidos?
Gustavo Robichez: São temas atuais e transversais a todos os alunos da Universidade. Vivemos em um mundo onde as mudanças são constantes, a tecnologia está presente em nosso dia a dia e precisamos sempre inovar com agilidade para superar desafios. A Jornada de Inovação visa auxiliar no entendimento de como impulsionar a inovação digital e a compreender como alinhar pessoas, processos e cultura; este é um dos maiores desafios em um mundo digitalizado. A Jornada de Agilidade se propõe a introduzir o uso de um modelo de agilidade que vem sendo adotado por equipes e áreas, para além da tecnologia da informação. A Jornada de Transformação Digital tem em vista o fato de que é essencial compreender as estratégias, tecnologias, metodologias e modelos que estão impulsionando as mudanças nas empresas e instituições de ensino.

Quais os impactos que este projeto pode trazer para a vida acadêmica dos alunos?
Gustavo Robichez: O primeiro impacto está no contato livre e de autoconsumo por parte dos alunos que podem escolher a jornada que mais fizer sentido naquele momento. Vale destacar a oportunidade de o aluno conhecer outros pontos de vista e conhecimentos, que podem ser importantes para o futuro profissional. Sem sombra de dúvida, são três temas amplamente valorizados pelas empresas e que, consequentemente, ampliam as oportunidades de emprego e a valorização profissional. Até o momento, tivemos mais de 740 alunos participando das três jornadas, dentre os quais mais de 300 já concluíram as atividades previstas.

Este projeto terá continuidade para além da pandemia, com uma regularidade na oferta de cursos e novas disciplinas?
Gustavo Robichez: Sim. O modelo de oferta de novos cursos livres deve continuar para além da pandemia. A Universidade amadureceu a oferta de seminários on-line com temas de extrema relevância, e que podem servir de insumo para identificarmos outros saberes; além disso, para que o aluno da Universidade tenha a oportunidade de participar de uma atividade acadêmica mais plural em sua formação. Em breve, no próximo semestre, devemos anunciar novas ações neste sentido. E aqui fica um convite para os professores da Universidade que desejam compartilhar conhecimentos com os alunos de graduação por meio de cursos livres. Contem com o apoio da CCEAD.

ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1 • Acessar o Ambiente de Aprendizagem On-line da PUC-Rio: www.ccead.puc-rio.br.

2 • Selecionar o seu perfil (Professor/Aluno) e forneça seus dados de acesso, os mesmos usados no SAU.

3 • Clicar no curso desejado, localizado no bloco Cursos Livres.

4 • Fazer a inscrição fornecendo a senha: JN_LUM2020.