Jornada pela cura do planeta

O Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) promove a XXI Semana de Meio Ambiente de terça, 9, a quinta-feira, 11. Na programação, haverá palestras abertas ao público no auditório do RDC. Com o tema Rumo à Cura do Planeta, o encontro tem a proposta de integração multidisciplinar das áreas de conhecimento da Universidade com os alunos. O diretor do NIMA, Luiz Felipe Guanaes, e a coordenadora de Projetos de Meio Ambiente, Sandra Wantuil, comentam os objetivos, as perspectivas e a importância desse encontro no âmbito acadêmico, cujo objetivo é comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

A Semana de Meio Ambiente ocorre na PUC há 20 edições. Qual o objetivo e o diferencial do encontro deste ano?
Luiz Felipe Guanaes – A Semana de Meio Ambiente sempre teve uma meta muito clara: a sensibilização da comunidade PUC em relação às discussões ambientais. Tentamos estar alinhados às grandes discussões do ano como, a 21ª Conferência das Partes (COP 21) sobre o clima, em Paris, e o fim do protocolo de Kyoto, a primeira tentativa concreta de comprometimento entre os países para a causa ambiental. Por isso, a importância do encontro, devido à definição de um novo compromisso voltado à poluição, com impacto no futuro e na vida dos alunos de hoje. O primeiro grande objetivo da Semana é trazer as discussões da COP 21, que têm uma influência enorme na vida futura dos alunos. Toda intenção da Semana é, em última análise, estimular essa discussão.

O tema Rumo à Cura do Planeta atenta a uma direção para enfrentar os desafios ambientais do planeta. Quais são esses desafios? E quais seriam as soluções?
Guanaes
 – São temáticas, muito mais que soluções. Os caminhos para a solução envolvem essas temáticas que estamos levantando.
Sandra Wantuil – Serão três dias. No primeiro dia, o tema principal Rumo à Cura do Planeta, justamente atentando à COP 21. Relacionamos essa chamada da Semana de Meio Ambiente para as pessoas entenderem que devemos ir para um caminho: a cura do planeta. Nesse dia, será discutida a COP 21, desafios e perspectivas e também questões de planejamento urbano e mudanças climáticas, além do tema a ser abordado na palestra do Reitor. No segundo dia, direcionamos aos desafios da sustentabilidade, seja em nível empresarial ou da biodiversidade. Esses são temas importantes para o clima. Pela manhã, a questão sustentável será tratada por três empresas localizadas no Rio de Janeiro, para apresentarem as ações desenvolvidas ou implementadas, a fim de garantir a sustentabilidade. Durante a tarde, haverá professores comentando sobre a biodiversidade e a resiliência. No último dia, o foco será a água, energia e mudanças climáticas. Queremos trazer a importância da água na relação energética, com os modos de produção de energia, como as hidrelétricas. À tarde, o espaço será das mudanças climáticas e uma visão multidisciplinar, com palestrantes de áreas bem distintas.

Apesar de uma maior discussão sobre o meio ambiente nas últimas décadas, os avanços não são muito efetivos. Como a Semana busca inovar para o incentivo de uma consciência ecológica?
Guanaes –
 Aproveitar a nossa excelência acadêmica. Segmentamos com as principais temáticas, dando suas expertises. O ideal não é que só os alunos de Biologia e Geografia assistam ao tema da biodiversidade. A pró- -atividade do aluno é tudo. Ele deve se permitir conhecer os outros temas. No final, sintetizamos de uma forma bem concreta, com a última mesa de palestra. Ainda no contexto de participação de toda Universidade, fizemos questão de colocar o alunato no processo. Então, cedemos um espaço para que os alunos, por meio do DCE, exporem sua posição, a partir de todo debate da programação.

Que projetos a PUC tem para a preservação do meio ambiente?
Guanaes – A PUC tem vários projetos voltados ao meio ambiente. Conseguir buscar uma integração, em todos os Departamentos, nos projetos de pesquisa ou de extensão, em tal medida que a questão ambiental seja pertinente em todas elas e obtenha, como subproduto, em qualquer área, o ambiente sustentável. Todos os cursos têm matérias voltadas ao meio ambiente e isso é muito importante. A maior meta da Universidade é ser sustentável como um todo. O compromisso da PUC se dá através das dimensões de pesquisa, extensão e educação.

► PROGRAMAÇÃO

► Terça-feira, 9 – Rumo à Cura do Planeta

9h30:

Professor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio
Professor Luiz Roberto Cunha – Decano do CCS
Professor Luiz Alencar Silva Mello – Decano do CTC
Palestra Desafios e Perspectivas – COP21
Professor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio
Professor Sergio Besserman Vianna – Departamento de Economia

Palestra Mudanças Climáticas e Planejamento Urbano

Professor Paulo Pereira de Gusmão – Doutor em Geografia pela UFRJ
Professora Virginia Totti Guimarães – Doutoranda em Direito Ambiental pela PUC-Rio Professora Maria Fernanda Lemos – Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo PUC-Rio