Magis 2013 precisa de voluntários

Padre Paul Schweitzer, Tâmer Fonseca, Leandro Ferreira

Evento religioso que antecede a Jornada Mundial da Juventude, o Magis 2013 começa no dia 12 de julho do ano que vem, com um encontro geral em Salvador, Bahia. De lá, os participantes virão para o Rio de Janeiro para dar início às experiências propostas, que podem ser de seis tipos: ecológica, artística, cultural, espiritual, de ação social e romaria (peregrinação). Trata-se de uma experiência missionária para jovens que cultivam a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola. O propósito do Magis, que continua até 28 de julho, durante a JMJ, é propiciar o encontro entre jovens brasileiros e de outros países e culturas. São esperadas aproximadamente de 2 mil a 3 mil pessoas. O padre Paul Schweitzer, S.J., representante do Magis pela Comunidade de Vida Cristã do Brasil, e os representantes do Magis pela Pastoral, Leandro Ferreira e Tâmer Fonseca, falam sobre os planos para o encontro.

Qual é a relação entre o Magis e a JMJ?

Tâmer Fonseca: Eles não são eventos paralelos. O Magis é um evento em preparação à JMJ, que propicia ao jovem fazer um trabalho voluntário. Muitos alunos chegam à Pastoral e expressam desejo de ajudar, e esta é a oportunidade. Jovens que não necessariamente são católicos, mas que têm a vontade de ajudar e se envolver com uma causa.

Leandro Ferreira: Esse encontro tem o intuito de preparar e cada vez mais situar o jovem no evento maior, que será a Jornada, para que ela traga um benefício, uma reflexão maior do que apenas a questão de partilhar o momento papal. A Jornada não se resume ao encontro com o Papa, ela tem uma mensagem muito maior: de que a força do jovem também está dentro da Igreja. O Magis provocará no jovem uma reflexão mais conceituada e concreta sobre a Jornada.

De que forma o jovem pode ajudar?

Padre Paul Schweitzer, S.J.: Queremos convidar os jovens, alunos da PUC e também de outras universidades, professores e funcionários, a participar como voluntários durante o evento ou em na preparação, em diversas áreas. Qualquer tipo de ajuda é válida. Haverá uma reunião para os interessados em conhecer melhor o projeto e se tornar voluntários do Magis. Ela será na quinta-feira, 30, das 12h30m às 13h30m, no Salão da Pastoral. Precisaremos também de pessoas que falem outras línguas, para auxiliar na comunicação com os jovens estrangeiros. Ao final da experiência de voluntariado, haverá encerramento com os jovens em uma praia deserta, onde todos compartilharão a vivência da semana.

Tâmer: Quem quiser participar e ajudar pode fazê-lo. A equipe do Magis está se organizando em Botafogo, na Casa Magis. Eles estão precisando de pessoas da área da comunicação, que dominem outras línguas, para já estabelecer contato com os jovens estrangeiros e traduzir textos. Quem quiser se lançar a esta experiência, já pode começar agora. Qualquer dúvida pode ser tirada na própria Pastoral, pelo telefone 3527-1046/1047 ou pelo e-mail tamer@puc-rio.br.

Qual é a proposta da PUC para o evento?

Tâmer: Ao chegar ao Rio, os jovens serão enviados às diversas experiências que escolheram ao fazer a inscrição na pré-jornada. A PUC vai propor uma das experiências. Será uma missão ecourbana. A ideia é que fiquemos em um local, para uma reflexão com a natureza e com o outro. E em seguida, visitaremos algumas instituições que realizam trabalhos na linha da sustentabilidade.