Mapa da PUC na palma da mão

A PUC-Rio é a primeira Universidade brasileira a desenvolver o Campus Inteligente, projeto que busca contribuir para um espaço mais humano e sustentável, por meio da interação entre alunos, professores, funcionários e Universidade. Para isso, a partir da quarta-feira, 3, o aplicativo iCampus estará disponível no site do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA). O dispositivo foi desenvolvido pelo Centro de Gestão Integrada de Riscos (CGIR), em parceria com o NIMA e com as empresas incubadas do Instituto Gênesis. O professor responsável pelo CGIR Fernando Coutinho e o gerente de projetos Alexandre Rangel explicaram como será esse aplicativo e os benefícios para a Comunidade PUC.

O que é esse novo aplicativo?

Alexandre Rangel: O aplicativo iCampus é voltado para a navegação dentro do Campus. Qualquer pessoa que chegar à PUC pode baixar o aplicativo, indicar o ponto em que ela está e o ponto para onde deseja ir. O sistema traça uma rota com base no mapa, que desenhamos em parceria com o NIMA, como se fosse um GPS. A pessoa pode navegar e também clicar sobre os prédios para ter informações sobre quais são e informações de serviço, como restaurantes e lanchonetes. Com os eventos, nós desejamos fazer algo mais pontual, com rotas padrão. A ideia é facilitar a locomoção dentro do Campus.

Fernando Coutinho: Essa primeira versão do iCampus é em 2D, mas, no futuro, a atualização já será em 3D. Vale lembrar que essa ainda é uma primeira versão (beta test) e a ideia é receber feedbacks dos alunos com relação a falhas e propostas de melhorias para no próximo ano lançar a versão 2.0.

Como as pessoas poderão usar o aplicativo?

Alexandre: Qualquer um poderá utilizar o Campus. O público alvo é qualquer pessoa que venha à Universidade. Nós solicitamos a publicação do aplicativo na App Store (versão iOS) e vamos solicitar a publicação dele na Google Play (versão Android). Mas essa primeira versão ainda não estará disponível para iPad, apenas para iPhone.

Quais os benefícios diretos que esse aplicativo vão trazer para a Comunidade PUC?

Alexandre: No mapa, é possível habilitar a visualização de pequenos ícones com indicações de serviços que são oferecidos no campus, como restaurantes e bares, bancos, etc. Nessa primeira versão, ainda não colocamos os nomes dos estabelecimentos, mas a ideia é ir identificando com rótulos e fotos cada um deles. Este recurso também estará disponível na versão 2.0.

Fernando: É uma integração dos alunos com a Universidade.

Por que esse aplicativo está sendo criado?

Alexandre: A ideia é, justamente, pensar um Campus mais interativo e participativo. Pensando nisso, nós vamos estreitar a relação entre a Universidade e os alunos, professores, funcionários, que poderão contribuir para a organização do Campus.

Quem desenvolveu o aplicativo?

Alexandre: Nós trabalhamos em parceria com o Instituto Gênesis. As empresas incubadas desenvolvem a programação dos aplicativos, e o CGIR faz a parte de design. Quem desenvolveu o aplicativo de navegação conosco foi a Synapse.

Qual o diferencial desse aplicativo para os outros?

Fernando: Que a gente saiba, não tem nenhum aplicativo pertencente à comunidade PUC.