Mercado do esporte em debate na Universidade

Professor Luiz Léo e Camila Lassance. Foto: Isabella Lacerda

A III Semana de Marketing Esportivo ocorre na terça, 24, e na quinta- feira, 26, das 9h30 às 12h30, na sala 102-K. Promovido pelos alunos da disciplina de Marketing Esportivo, do Departamento de Comunicação Social, o encontro será composto por painéis sobre esporte como plataforma de interesses comerciais e os desafios da promoção do esporte como negócio. O professor da disciplina Luiz Léo e a aluna Camila Lassance, uma das colaboradoras para o projeto, dão detalhes da programação.

Qual é objetivo da III Semana de Marketing Esportivo?

Luiz Léo: A semana é uma espécie de laboratório de exercício para os alunos coordenado por mim. Eu os divido em três áreas: produção, comunicação e comercial, com o objetivo de trazer profissionais de esporte para dentro da Universidade e compartilhar informações. Além disso, quero possibilitar para eles uma experiência de mercado, ou seja, como lidar com profissionais para entregar um produto final. Nesse caso, o produto é montar um painel esportivo ainda não explorado pela mídia e de interesse de alguém interessado em esporte dentro da PUC-Rio.

Como será a programação da semana?

Léo: A programação desta edição está diferente e mais compacta. Serão apenas dois painéis de discussão com profissionais de fora. No dia 24, vamos ouvir executivos de agências de marketing esportivo, mediado pela repórter Monique Cardone, do SporTV, para entender os desafios de gerar recursos para dentro do universo esportivo. Já no dia 26, mediado pelo comentarista Getúlio Vargas, do Esporte Interativo, vamos trazer personalidades do esporte, como os jogadores de basquete Carlos Monteiro e Ricardo Trade, e de rugby Agustin Danza, para saber como usam o marketing para se beneficiarem dentro do cenário esportivo.

Camila Lassance: Em cada dia teremos convidados e mediadores, pela primeira vez jornalistas e não professores, inseridos no mercado esportivo. Apesar de ser um painel voltado para o mercado, a intenção é fazer um debate informal para que os alunos se sintam à vontade para trocar informações com os profissionais.

A quem o encontro é destinado?

Léo: Os convidados falarão das próprias noções de marketing, e a proposta é trocar informações. O encontro é para quem é entusiasmado por esporte, como alunos, profissionais em início de carreira e interessados na temática esportiva.

Qual é o papel dos alunos na realização do encontro?

Camila: O professor deixa bem claro que é algo feito pelos alunos e para os alunos. Para mim, é colocar em prática o que aprendemos durante as aulas e adquirir mais conhecimento.

Léo: Eu coloco os alunos para divulgarem o encontro dentro das redes sociais, como Facebook e Instagram, porque marketing é ligado à mídia. Auxilio os alunos a recepcionar e negociar com um profissional por e-mail ou pessoalmente e como fazer a infraestrutura do debate, por exemplo, verificar qual é o melhor espaço físico.

Como o encontro pode aproximar a Universidade com o mercado?

Camila: Eu sentia falta de estar em contato com o mercado, sempre gostei de me envolver nas atividades dentro da Universidade, e a disciplina Marketing Esportivo fez com que eu entrasse em contato com profissionais. Eu consegui fazer uma parceria financeira com uma rede de academias a partir de uma amiga que trabalha na direção de arte. Pedi o contato da área de marketing e eles se interessaram pelo projeto. O professor Luiz Léo me auxiliou no contato com os profissionais e é algo que vou levar para a minha vida profissional.