Entrevista

Modernizar e integrar

Modernizar e integrar

O professor associado da Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG) Luiz Eduardo Teixeira Brandão toma posse da direção do Departamento de Administração, por dois anos, na terça-feira, 27, às 11h, no Conselho Universitário. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio (NUPEI), Brandão destacou ao PUC Urgente a necessidade de reformar o espaço do IAG, além de integrar os alunos com os outros cursos da Universidade, e de estabelecer um elo entre a instituição e o ex-aluno.

Quais são os principais projetos para o mandato?

Luiz Eduardo Teixeira Brandão:
 Estamos com a perspectiva de crescer na parte do MBA e reforçar a graduação. Um dos objetivos é integrar os alunos com os cursos e ter a riqueza de ter vários departamentos e áreas diferentes que possam integrar o IAG, que está em um momento interessante. Crescemos bastante em três áreas que atuamos, a Graduação, a Pós-Graduação e os cursos de MBA. Na Graduação, temos o foco de integrar, criar domínios adicionais, dar mais opções para os alunos na parte de intercâmbio e de programas. A CCCI (Cooordenação Central de Cooperação Internacional) oferece 300 programas de intercâmbio. Com o setor de pesquisa bem conceituado, a Pós-Graduação conseguiu, nesses últimos anos, ter um bom crescimento. O Departamento de Administração da PUC tem a vantagem de estar inserido em uma universidade. Isso nos dá a vantagem de trabalhar com profissionais de outros departamentos. As outras escolas de administração são independentes.

O que é necessário para aproveitar a vantagem de ter a escola de administração instalada dentro de um campus?

Brandão:
 Estamos trabalhando em projetos para reformar o espaço físico. A área das salas do IAG foi o local de construção do barracão de obras da Universidade. O que era para ser temporário durou 60 anos, obviamente, reformado durante os anos. Temos que derrubar esse barracão e aproveitar melhor o espaço, com reforma e construção de salas, que hoje contabilizam 14 dentro do espaço do IAG. Estamos desenvolvendo um projeto de novo prédio de sete andares, onde teremos inúmeras novas salas. O projeto ainda não está definido. É necessário espaço físico para promover congresso e seminários, para alcançar o nível de excelência. Estamos criando também cabeamento para que as salas disponibilizem serviço de Wi-Fi, próprio do IAG, para os alunos conectarem o computador em sala de aula.

Como a utilização da tecnologia, cada dia mais presente nas universidades, pode beneficiar o rendimento dos alunos nos cursos do IAG?

Brandão:
 A partir do ano que vem, vamos implantar o e-mail do IAG. Cada aluno que se matricular terá domínio IAG – nome com sobrenome @alunoiag.puc-rio -, que será mantido após a conclusão do curso. Além de ser um charme, a identificação vai facilitar nossa comunicação com os alunos. Quando ele se cadastrar, vai informar se deseja receber mensagens e avisos de palestras. Assim, o Departamento manterá um vínculo também com os ex-alunos. A PUC tem uma quantidade enorme de ex-alunos, algo extremamente rico para ser usado de forma favorável. Nosso prefeito (Eduardo Paes) estudou na Universidade. Outros políticos e empresários são ex-alunos da PUC. As universidades americanas funcionam desta forma: os ex-alunos são informados das atividades que irão ocorrer na instituição. Temos tantos alunos que tiveram carreira de sucesso, é uma forma de convidá- los para dar orientação para os mais jovens.

Quais serão as medidas para facilitar o acesso de estudantes e profissionais aos cursos do IAG?

Brandão:
 O grande problema que temos é o trânsito do Rio de Janeiro. Chegar à PUC às 19h é complicado. Então, a pessoa que quer chegar à PUC tem que sair às 17h do Centro da Cidade. Em função disso, estamos abrindo um curso no Centro, onde o CCE já tem instalações. Sair da Barra, onde existem muitas empresas, e chegar à Gávea às 19h, é complicado. Então, o CCE está abrindo uma nova instalação na Barra, no centro empresarial Mario Henrique Simonsen, que vai ficar pronto daqui a dois meses. Estamos levando os cursos para mais perto dos clientes.