Mostra PUC, de volta às origens

Qual é o objetivo da Mostra PUC?
André Lacombe –
 A Mostra surgiu com o objetivo de ser um espaço dentro da Universidade onde as empresas pudessem ter contato direto com os alunos, para facilitar a assinatura de contratos, seja de estágio, trainee, ou emprego definitivo. Porém, é importante lembrar que ela não se limita a ser uma feira de estágios, como ficou conhecida com o passar dos anos. Um dos principais objetivos, que será resgatado na feira deste ano, é também mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores da PUC para o meio externo.

Quais são as principais mudanças para a XV Mostra PUC?
André –
 A primeira e mais marcante delas é fazer com que deixe de ser uma feira empresarial para que volte a ser uma feira universitária. Queremos resgatar o conceito inicial, fazer com que volte a ser uma mostra da PUC, e não simplesmente uma mostra na PUC. Para isso, a ideia é contemplar os programas das empresas unidos ao lado tecnológico da própria Universidade. Além disso, devido à necessidade de mais espaço, a Mostra muda arquitetonicamente, saindo dos pilotis e avançando para os jardins. O tema, Sustentabilidade: um Compromisso de Todos, insere o evento no contexto do ano de 2012.

Por que a necessidade de mudar?
André –
 O principal motivo de a Mostra ter deixado de acontecer em 2011 foi o falecimento do professor Luiz Cesar Monnerat Tardin, idealizador do projeto. A equipe que ficou não tinha a mesma experiência na organização do evento, sendo necessário o adiamento para este ano. Este intervalo de tempo serviu para pensarmos melhor a Mostra. Algumas mudanças precisavam ser feitas, já que o evento havia crescido e a proposta, se distanciado da original. O espaço físico precisava ser repensado, assim como o envolvimento da comunidade PUC, desde os professores até os alunos. Acredito que conseguimos fazer mudanças muito positivas e estamos com grandes expectativas.

O que os alunos podem esperar do evento?
André –
 A Mostra PUC é uma excelente oportunidade para ter contato com grandes empresas, seja para conversar, tirar dúvidas, ou até mesmo se candidatar a uma vaga. O mundo virtual está tomando conta, mas, a meu ver, o contato físico continua fazendo a diferença. A Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP) está desenvolvendo projetos interativos para o evento, desde concursos musicais até premiações de trabalhos acadêmicos que contemplem a temática de sustentabilidade. Esses concursos serão explicados com detalhes no edital da XV Mostra PUC, que ainda será divulgado. Os interessados em se voluntariar para ajudar na recepção das empresas e também para tirar dúvidas dos participantes devem entrar em contato com a CCESP.