Mostraí o valor das relações humanas

Com o objetivo de dar visibilidade à produção cultural universitária e envolver os alunos com a temática da XVII Mostra PUC, a Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP) promove o concurso Mostraí. A ideia é reunir projetos de alunos de todo o Brasil, relacionados ao tema da próxima Mostra PUC, Compromisso com as Relações Mais Humanas. O prêmio total é de R$ 16,5 mil e será distribuído pelas categorias curta-metragem, fotografia e história em quadrinhos. A partir desta segunda-feira, 7, os editais da competição estarão disponíveis no site da Mostra PUC www.ccesp.puc-rio/mostrapuc. André Lacombe, coordenador da CCESP, conta como surgiu o Mostraí e qual a importância dessa iniciativa para os estudantes e a Universidade.

Como surgiu a ideia do concurso Mostraí?

André Lacombe:
 A ideia da mostra de curta-metragem é antiga. Ela surgiu com o meu antecessor no cargo, o professor Luiz Cesar Tardin. Em algumas edições da Mostra PUC, ele organizou o concurso de curta-metragem. Este ano, o que mais me motivou a fazer o concurso foi a temática. O tema Compromisso com Relações mais Humanas é interessante porque acredito que a PUC, através dos alunos, ilustre de maneiras diversas, exemplos de relações mais humanas. É um tema forte e muito amplo, e pode ser abordado com os mais variados cursos e pessoas. Com isso, eu e os estagiários de design pensamos em resgatar o famoso Mostra Curta, só que com a exploração de todas as possibilidades, inclusive a fotografia e a história em quadrinhos.

Qual a relação do tema da XVII Mostra PUC com o concurso?

Lacombe:
 O tema surgiu em uma conversa entre mim, o Reitor padre Josafá e o Vice-Reitor Comunitário, Augusto Sampaio. O Reitor comentou que, na nossa sociedade e no mundo, falta um pouco de comprometimento. Diante disso, surgiu a ideia de passar essa mensagem de uma forma mais clara para os estudantes, professores e para a Universidade, à medida que eles se comprometam a buscar uma sociedade melhor. Como a ideia do comprometimento gera várias interpretações, tentamos adaptá-la à Universidade. Com isso, surgiu o tema Compromisso com Relações Mais Humanas.

Qual a importância do Mostraí para a Universidade?

Lacombe:
 A importância de qualquer coisa que fazemos dentro da CCESP é ajudar o aluno ou ex-aluno a encontrar uma oportunidade profissional. Quando fazemos um concurso, procuramos motivar os alunos, que é uma disputa e uma forma de as pessoas mostrarem seus talentos diante dos outros. Por outro lado, há um prêmio em jogo. Mas o que vale mesmo é a apresentação e a divulgação dos trabalhos, tanto para a Mostra PUC quanto para fora da Universidade. A importância do concurso para a Mostra PUC é ajudar os alunos a terem os projetos reconhecidos pelo mercado de trabalho.

Por que incluir universitários de todo o país?

Lacombe:
 Escolhemos os universitários porque a Mostra PUC trabalha com o foco nesse público. Nós pensamos em oferecer oportunidades de trabalho para os alunos ou ex-alunos recém-formados. Se nós organizássemos um concurso também voltado para profissionais, já que o prêmio em dinheiro é relativamente atrativo, seria injusto com aqueles que ainda não são formados. Esse não é o nosso objetivo. O que queremos é revelar os talentos, que estão buscando uma chance no mercado de trabalho.  O Mostraí é a possibilidade de você ter um trabalho visto pelo público, e que pode ser premiado. Decidimos abrir o concurso para todo o país porque a Mostra PUC também é aberta ao público, além de tornar a disputa mais interessante, com estudantes de fora da Universidade. Sem falar na visibilidade maior para o evento.

Quais serão os critérios de avaliação? Quem participará do júri?

Lacombe:
 Serão avaliados quatro critérios oficiais para cada categoria: Estética, técnica, conteúdo e artístico. Mas também vamos dar uma liberdade para os jurados apresentarem suas opiniões. Haverá uma primeira classificação dos trabalhos. Na segunda classificação, serão escolhidos os vencedores. Em relação ao júri, vou convidar primeiramente professores da PUC, e depois tentar conseguir profissionais fora da Universidade. Ainda não temos pessoas confirmadas, mas já estamos pensando em alguns nomes.