Novo coordenador quer diálogo aberto

Como o senhor encarou o desa­fio de ser o novo coordenador da Pastoral?
Padre José Abel de Souza: Eu vi como sendo algo relativamen­te novo, algo que me animou, me impulsionou a não ficar no lugar comum, então vi com bons olhos. Eu já tinha alguma experiência, não com universidade, mas com juven­tude, lá onde eu estava, em Brasília. Vim muito aberto a ouvir, dialogar, disposto a não só ensinar, mas tam­bém a aprender e construir juntos.

Quais são os planos que o senhor pretender desenvolver à frente da Pastoral?
Padre Abel:
Eu ainda não fiz um planejamento específico. O pri­meiro momento é conhecer toda a dinâmica, não só da Pastoral como de toda a Universidade. Em segun­do lugar, tenho a pretensão de levar adiante esse processo de organiza­ção da Pastoral, no sentido de ser mais profissionalizada. Meu objetivo é oferecer aos alunos os valores de Jesus Cristo, que é a nossa identidade, fazendo isso de uma forma que não seja restrito aos que já são católicos, cristãos, mas de uma maneira que possa incluir aqueles que são de outras ou simplesmente de nenhuma re­ligião. Embora a Pastoral seja ecle­sial, nós esperamos desenvolver um diálogo com pessoas de outras religiões, mas que tenham conos­co valores em comum, que são va­lores humanos, valores éticos, de consciência ambiental, social. Pois é com essa interação que a Igreja conseguirá levar adiante seu proje­to de evangelização.

Há algum projeto que o senhor gostaria de destacar?
Padre Abel: Embora ainda não es­teja familiarizado com tudo aqui, nós pretendemos nos aproximar de qualquer aluno que queira jun­tar forças com a gente. O enfoque que daremos será nas novas ativi­dades, que serão nessa linha, dos alunos da PUC encontrarem meio de vivenciar, cultivar sua relação com Deus. Temos as atividades de cunho social e momentos de reflexão. Deixo o exemplo do Café Teológico, pois é um projeto que se encaixa bem neste objetivo.

Qual o propósito do Café Teológico?
Padre Abel:
O Café Teológico pre­tende ser uma espécie de mesa-redonda, um espaço de reflexão, com a ajuda de alguém que a gente convida. Os alunos são convida­dos a participar, não apenas sentar e ficar passivamente escutando, mas participar ativamente, com perguntas, com um nível de intera­ção. O primeiro tema que traremos para este primeiro Café Teológico, a ser realizado no dia 22 de março, é o tema da Campanha da Fraterni­dade, que trata da questão da Saú­de. Esse tema é feliz porque não se fecha só na Igreja Católica, se envolve com toda a sociedade civil, entra a busca da concretização da justiça. O encontro é aberto a toda comunidade PUC.