Novos horizontes na Comunicação

Mariana Dias

Com o tema Comunicação e Criatividade: a reinvenção das mídias, o X PosCom será realizado de segunda-feira, 4, até sexta-feira, 7, na sala 102-K, a partir das 8h. Serão apresentados trabalhos de alunos de mestrado e doutorado em Comunicação Social, de universidades de todo o Brasil. As organizadoras do encontro e estudantes de mestrado em Comunicação Social da PUC-Rio Mariana Dias e Olga Bon comentaram sobre o objetivo e a escolha dos temas dos trabalhos. A programação completa está no site www.pucposcom-rj.com.br.

Qual é o objetivo da PosCom?

Mariana Dias:
 Dar espaço para os alunos apresentarem seus trabalhos.

Olga Bon: É um encontro de estudantes de mestrado e doutorado em Comunicação, no qual eles podem apresentar os trabalhoss. Tem espaço para diálogo entre os participantes. Além disso, o evento ajuda a aumentar as perspectivas em cima do que eles estão estudando. É um espaço de trocas.

Por que foi escolhido o tema Comunicação e Criatividade: a reinvenção das mídias?

Mariana:
 Discutimos entre os organizadores se as novas mídias são tão novas assim. Refletimos o que as mídias que usamos hoje trouxeram de novo em relação às anteriores e sobre os mitos de que a TV e o rádio iam acabar.

Olga: A ideia é trazer essa discussão. O que é velho, o que é novo. Será que o que é novo não tem muita coisa do velho? O que é velho já não trouxe novidade? Se o velho não foi novo para a época que ele estava inserido?

Mariana: Quando chegaram as manifestações, a questão das mídias sociais acabou ganhando muito foco. Tanto que a gente recebeu muitos trabalhos de GTs (grupos de trabalhos) de Cultura e Tecnologia, que pararam nos grupos de Jornalismo e Política.

Como foram escolhidos os temas dos GTS (Grupos de Trabalho)?

Olga:
 Buscamos seguir uma lógica que já havia nas edições anteriores do PosCom. Não podíamos fazer uma coisa muito restrita, como mídias sociais, mídias digitais. Então, nós organizamos Cultura e Tecnologia, Jornalismo e Política, Estudos da Imagem e do Som. São temas mais amplos que englobam mais conteúdos.

Mariana: É importante ter muitas opções para os participantes enquadrarem os trabalhos.

Como surgiu o convite para o professor Adriano Duarte Rodrigues participar da abertura?

Olga: O convite foi feito pela professora Adriana Braga da Pós-Graduação da PUC. Ela estava em um congresso fora do Rio de Janeiro, no qual encontrou o professor Adriano e o convidou.

Mariana: O professor fala sobre interatividade. Ele começou na comunicação, mas desenvolveu o projeto na linguística. Ele foge um pouco da comunicação em si e vai para a linguística, para a psicologia e para a psicanálise. Isso dá um outro foco, uma ampliada nos horizontes.

Olga Bon