Entrevista

O consumo em debate

O consumo em debate

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, professora Cláudia Pereira, e o coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação, professor Everardo Rocha

Para refletir sobre os fenômenos da comunicação e do consumo e em suas diferentes implicações, o Departamento de Comunicação realiza, em parceria com a Universidade de Birmingham, o Seminário Comunicação, Temporalidades e Culturas. O encontro, destinado tanto para o aluno de graduação como para o de mestrado e doutorado, terá a participação dos professores Simon Yarrow, Juliet Gilbert e David Gange, pela Universidade de Birmingham, e Everardo Rocha, Cláudia Pereira e Tatiana Siciliano, pela PUC-Rio. As palestras começam nesta segunda- -feira, 4, e terminam na quarta-feira, 6, e serão transmitidas ao vivo pelo Portal PUC-Rio Digital. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, professora Cláudia Pereira, e o coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação, professor Everardo Rocha, destacaram a importância do seminário e do intercâmbio de ideias entre as duas universidades. 

Qual o objetivo do Seminário?

Cláudia Pereira: O primeiro objetivo é realizar uma troca intelectual entre diferentes contextos e, a partir daí, desenvolver com discussões e comparações. Além de abrir portas, esse intercâmbio é interessante porque pode gerar produtos como pesquisas e publicações conjuntas. A parceria poderia ter sido feita dentro de um gabinete, mas, com o seminário, expandimos essa discussão para um público mais amplo, no qual teremos pessoas interessadas e que desenvolvem pesquisas relacionadas com os temas. O seminário será uma oportunidade de troca e de aprendizado tanto para os alunos de graduação, como para os de mestrado e de doutorado. Com os debates, surgem muitas oportunidades intelectuais que o aluno poderá aproveitar e aprender sobre uma determinada área que não conhece.

Everardo Rocha: Para um aluno de pós-graduação, o seminário é uma aula, é grande oportunidade de aprendizado e de desenvolvimento das próprias pesquisas. Para a graduação, é uma experiência de contato com a pós-graduação. A nova diretora do Departamento, professora Angeluccia Habert, me nomeou coordenador de Pesquisa também com a tarefa de divulgar a pós-graduação na graduação, dizer que existe essa possiblidade de carreira para os nossos alunos. Eu brinco que a ideia será mostrar aos alunos de graduação que existem quatro habilitações, uma delas é a carreira acadêmica, fazer o mestrado e o doutorado. Queremos os alunos da graduação em contato com esse mundo, é uma forma de eles se habituarem com esse meio. Mas o público dominante no seminário será de mestrado e doutorado, daqui e de outras instituições. Já temos mais de 60 inscritos.

Como surgiu a parceria com a Universidade de Birmingham?

Everardo: A parceria nasceu de uma afinidade intelectual. Eu tenho três orientandos de doutorado que estão trabalhando com o tema da temporalidade na comunicação e no consumo. Nós procuramos parceiros e entramos em contato com professores da Universidade de Birmingham, uma das maiores universidades do mundo, e todos os parceiros são de uma das mais prestigiadas escolas de história e cultura que existe no Reino Unido. Eu mandei um e- -mail para o professor Simon Yarrow, e ele foi muito receptivo, assim como o professor David Gange, que desenvolve um trabalho sobre temporalidade. A pós-graduação deve buscar parcerias internacionais, e é isso que nós temos procurado, é parte do processo de internacionalização da PUC-Rio. Esses intercâmbios são cada vez mais importantes para todos.

Cláudia: É fundamental procurar contato com outros pesquisadores para ter uma perspectiva de troca e comparação. Isso é sempre muito interessante para a área da comunicação e das ciências sociais no modo geral. As pesquisas podem ter muitos pontos de contatos.

Qual o fio condutor que une os temas debatidos no Seminário?

Everardo: A ideia central é debater a comunicação e o fenômeno do consumo, seus aspectos culturais e históricos, foi isso o que nos aproximou. É um tema que perpassa muita coisa. No primeiro dia, vamos falar sobre história cultural do consumo. No segundo dia, a discussão vai focar em como as tecnologias são apropriadas em momentos diferentes do tempo. A questão da beleza, assunto que será abordado no terceiro dia do seminário, está diretamente relacionada ao consumo, já que essa busca pelo ideal da beleza vem muito do mercado e da publicidade