O impacto do Pibid nas escolas

Maria Rita Passeri Salomão

Na quarta,11, e quinta-feira, 12, será realizado o terceiro encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da PUC-Rio, no auditório do RDC. O tema desta edição é O Impacto do Programa nas Escolas, uma forma de valorizar não só os alunos do projeto como também os professores que atuam nos colégios parceiros e na própria Universidade. A coordenadora Institucional do Pibid, Maria Rita Passeri Salomão, comenta sobre o que é o programa e como será o encontro.

O que é o Pibid?

Maria Rita Passeri Salomão: O Pibid é um programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que tem como finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a melhoria da educação básica pública brasileira. O Pibid é desenvolvido em cerca de 300 universidades públicas e privadas. A PUC participa desde o edital de 2012, e iniciou as atividades em 2013 com oito projetos – sete nas licenciaturas e um institucional. Os projetos das licenciaturas são em Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Letras (Inglês e Português) e Pedagogia. O objetivo é inserir cada vez mais o aluno das licenciaturas nas escolas, para que ele possa vivenciar o cotidiano delas.

Qual é a importância desse projeto nas universidades e na PUC?

Maria Rita: A importância do projeto é, em âmbito nacional, fazer parte de uma política de grande porte na área de formação de professores. Em relação à Universidade, a importância é pela valorização que a PUC, por meio da Vice-Reitoria Acadêmica e da Coordenação Central de Graduação, tem dado à formação dos professores. Além do Pibid, temos outros programas dessa área aqui na Universidade.

O que são esses encontros e como o tema vai ser discutido?

Maria Rita: O encontro institucional está previsto no edital da Capes como uma atividade
dos Pibids que deve ser realizada anualmente. Normalmente, ocorre um encontro por instituição. O nosso, este ano, está com um diferencial no formato: estamos apresentando uma programação bastante inovadora, valorizando não só o aluno, como também os professores que atuam nas escolas e na Universidade. O projeto está mais consolidado, solidificado e integrado às escolas parceiras, e vamos analisar o impacto dele nas escolas. Organizamos uma programação dividida em quatro eixos, em duas tardes. Começaremos com o eixo que é a fala das escolas, que são: Ignacio Azevedo Amaral, Professor Antonio Maria Teixeira Filho, Colégio Visconde de Cairu, Escola Municipal Georg Pfisterer, Escola Municipal Christiano Hamann, Colégio São Tomás de Aquino e Escola Municipal Sergio Vieira de Mello. São sete escolas públicas – o Pibid só pode ser desenvolvido nelas – consideradas parceiras nossas, com as quais já desenvolvíamos algum trabalho. Por outro lado, tem sido um ano, assim como 2014, em que nossos alunos de licenciatura
são autores de trabalhos. Vamos fazer uma mesa-redonda de alunos que participaram de eventos e que estão apresentando seus trabalhos em outros locais do Rio de Janeiro e até em outros estados. Depois, teremos um professor coordenador de projeto, o Edgar de Brito Lyra Netto (coordenador da graduação do curso de Filosofia da PUC-Rio), que faz parte da equipe do MEC e vai fazer uma apresentação sobre o currículo único. E teremos uma outra parte, no segundo dia, que estamos chamando de Roda de Conversa, na qual os “pibidianos” vão trocar ideias sobre seus projetos.

São quantos alunos da PUC participando do programa?

Maria Rita: Temos 16 professores supervisores nas escolas e 102 alunos de licenciatura. É
um projeto grande para a realidade de uma universidade privada e comunitária como a nossa, e vem se desenvolvendo com bastante eficiência. Inclusive, foi um projeto premiado, no ano passado, entre cerca de 300 Pibids. Participamos da Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, recebemos um professor uruguaio aqui por uma semana, e tivemos a oportunidade de enviar dois professores do projeto ao Uruguai para conhecer todo o sistema de educação.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 11: 13h – Credenciamento. 13h30 – Abertura. 14h – Mesa-redonda: O impacto do Pibid/PUC-Rio nas escolas. 16h – Intervalo e sessão de pôsteres. 16h30 – A participação do Pibid/PUC-Rio em eventos. 18h – Encerramento do primeiro dia.

Quinta-feira, 12: 13h30 – Palestra: Reflexões sobre a Base Nacional Curricular Comum. 15h – Intervalo e sessão de pôsteres. 15h30  – Diálogos entre os subprojetos do Pibid/PUC-Rio. 18h – Encerramento do encontro.