O olhar do aluno sobre a comunicação será destaque nos 60 anos do Departamento

O Departamento de Comunicação Social está completando 60 anos em 2012 e uma série de atividades está sendo organizada para ocorrer a partir de setembro. Com o propósito de envolver o aluno da graduação nessa celebração, o Departamento irá realizar o Concurso 60 Anos. A professora Cláudia Pereira, coordenadora do concurso, explicou ao PUC URGENTE como os alunos podem participar.

Como foi idealizado o concurso?
Cláudia Pereira:
Nós já tivemos experiências bem-sucedidas com concursos, e notamos que são bem-recebidos pelos alunos. Assim surgiu a ideia do Concurso 60 Anos, cujo objetivo é envolver os alunos da graduação na comemoração, e também dar um presente a eles, para que possam contribuir para o campo da Comunicação a partir do próprio olhar. É um concurso que se destina às três habilitações: Jornalismo, Cinema e Publicidade. Podem participar todos os alunos de Comunicação, do 1º ao 8º período.

Quais serão os temas?
Cláudia:
O que eles terão que apresentar é um vídeo, de dois a três minutos, com uma interpretação sobre a Comunicação durante esses 60 anos. Criamos alguns subtemas para ajudar a conduzir o trabalho do aluno: Os Velhos e os Novos Meios de Comunicação; o Público e as Mídias; as Mudanças Sociais e a Comunicação; a Tecnologia e a Comunicação; e a Comunicação e a PUC-Rio. São apenas sugestões, os alunos têm toda a liberdade para realizar o vídeo. O que interessa é trazer o olhar do jovem – especificamente daquele que está conosco, pensando a comunicação de hoje e a que se fazia há 60 anos. Ele precisa se perguntar o que mudou durante esse período. Nosso campo é um dos que mais se transformaram nas últimas décadas. E o que mais teve revoluções, agora com as novas mídias. Há 60 anos, presenciávamos a introdução dos meios de comunicação de massa e a televisão se consolidando. Hoje, o cenário é outro. Acreditamos que o concurso ajudará a completar a festa dos 60 anos.

Como os alunos podem se inscrever e a partir de quando?
Cláudia:
 Os alunos poderão se inscrever a partir do dia 13 de setembro, com prazo até 8 de outubro. A inscrição deve ser feita pelo e-mail comunicacao60anos@puc-rio.br. No e-mail deve constar o nome completo, número de matrícula, e-mail, telefone e celular do candidato. No assunto da mensagem, o aluno precisa escrever “Concurso 60 Anos”. Na quinta-feira, 13, às 11h, na Sala 102-K, haverá um briefing para apresentar o regulamento do concurso e tirar possíveis dúvidas. Os trabalhos deverão ser entregues no dia 9 de outubro, no Departamento de Comunicação, das 14h às 17h. Ou seja, os alunos terão quase um mês para fazer o vídeo. No dia 16 de outubro, divulgaremos, por e-mail e pelo mural do Departamento, a lista dos trabalhos finalistas, que serão julgados por três professores, um de cada habilitação. Os alunos finalistas serão convidados a apresentar os vídeos no dia 18, para o júri, em sessão pública. Serão três jurados externos à PUC, e o resultado será divulgado no mesmo dia.

Quais serão os critérios de avaliação e os prêmios aos vencedores?
Cláudia:
 Os critérios de julgamento serão a inovação, a relevância e a empatia. O vídeo precisa ter clareza e provocar a vontade de ser visto de novo. A premiação será um iMac, para o primeiro lugar; um iPad, para o segundo; e um iPod, para o terceiro. É preciso deixar claro que todos os ganhadores terão que ceder à PUC e entidades parceiras das comemorações os direitos autorais para utilização dos vídeos. Afinal, a ideia é que, se ele está fazendo um vídeo, precisa ser mostrado. Os vídeos podem ser realizados individualmente ou em dupla, e o aluno só pode se inscrever uma vez no concurso.

Inscrições: As inscrições poderão ser feitas a partir de quinta-feira, 13, até 8 de outubro. É preciso enviar e-mail para comunicacao60anos@puc-rio.br, com nome completo, número de matrícula, e-mail, telefone e celular do candidato. No assunto da mensagem, o aluno precisa escrever “Concurso 60 Anos”. Um briefing na quinta-feira, 13, às 11h, na Sala 102-K, apresentará o regulamento do concurso e responderá possíveis dúvidas.