Entrevista

Para além dos muros da Gávea, Semana Design PUC-Rio tem desfile virtual e aulas abertas no YouTube

Para além dos muros da Gávea, Semana Design PUC-Rio tem desfile virtual e aulas abertas no YouTube

A coordenadora de graduação do Departamento de Artes e Design, professora Roberta Portas

Inclusão de trabalhos de mestrandos e doutorandos e um desfile virtual são algumas das novidades previstas para a 14ª Semana Design PUC-Rio, que será de terça, 3, a sexta-feira, 6, no formato on-line, via plataforma Zoom e transmitido pelo Canal do Departamento no YouTube. Serão apresentadas três modalidades de conteúdo: exposição de projetos, o tradicional desfile de moda e um módulo com mesas-redondas, aulas abertas e oficinas.  revela como foi o desafio de manter a tradicional atividade do departamento em meio ao isolamento por causa da pandemia provocada pela Covid-19.

A programação está disponível no site semanadesign.dad.puc-rio.br.

Qual a importância da Semana Design PUC-Rio para a Universidade e alunos?
Roberta Portas: 
A Semana Design é um evento que tem como objetivo dar visibilidade à produção dos alunos do curso de graduação em Design da PUC-Rio das quatro habilitações – Comunicação Visual, Projeto de Produto, Mídias Digitais e Moda. Entendemos que a apresentação dos projetos permite ao público perceber a abordagem do curso e as habilidades e competências que os alunos conquistam ao longo da graduação. Procuramos, ao longo do processo de seleção dos projetos, destacar resultados que apresentem as possíveis áreas de atuação profissional do designer e a abordagem principal do curso – Design Centrado no Humano. Ao longo do curso, os alunos são levados a identificar questões reais da sociedade e que atendam às necessidades e aos anseios do grupo social para o qual estão projetando em parceria. O “projetar em parceria” considera que o designer projete COM o grupo social ou indivíduo PARA o qual está desenvolvendo o projeto. Neste processo de diálogo, convivência e experimentação são configurados produtos, serviços e sistemas de comunicação que respondem a questões identificadas por todos os envolvidos no processo.
 
Qual a novidade que a Semana Design PUC-Rio apresenta nesta edição?
Roberta Portas: 
Este ano, a Semana Design também abriu o edital de inscrição dos projetos para os alunos da pós-graduação. A apresentação dos projetos da pós-graduação em um evento voltado para a graduação é uma conquista. Este era um desejo antigo que foi possibilitado tanto pela integração do colegiado dos alunos do Programa em Pós-Graduação em Design (PPG Design) com o Centro de Representação dos Alunos de Artes (CRAA), quanto pelo novo formato da exposição. No formato presencial, a exposição era nos pilotis, e a estrutura expositiva contava com os modelos e protótipos desenvolvidos pelos alunos. Neste formato, a materialidade dos objetos expostos roubava a cena e dificultava a apresentação de projetos em que o resultado é um texto. O formato digital permitiu que tanto os projetos da graduação e os da pós-graduação fossem apresentados de forma que o aluno defina quais materiais quer mostrar, e mesmo os projetos de dissertação e tese passaram a ter a possibilidade de inserir  vídeos ou imagens que trazem o desenvolvimento da pesquisa. Este fato é um ganho. O novo formato possibilita apresentar uma integração das linhas de pesquisa do nosso departamento com a formação dos alunos na graduação.
 
Como é organizada a Semana Design PUC-Rio?
Roberta Portas: 
Os projetos são inscritos pelos alunos da graduação e da pós-graduação por meio de um edital. A comissão que avalia os projetos inscritos conta com os professores da Comissão de Pós-graduação, professores dos NDEs de cada habilitação e os professoes que integram as equipes de cada disciplina de projeto do curso. Neste sentido, não há uma ênfase determinada em áreas do design a serem apresentadas, mas um conjunto de projetos inscritos pelos alunos e uma seleção que se preocupa em dar visibilidade aos valores do nosso departamento.
 
Em tempos de pandemia, como foi pensada a adaptação para o meio on-line?
Roberta Portas: 
A decisão de se manter a Semana Design em meio à pandemia foi tomada a partir de uma indagação dos alunos da graduação em um encontro da Coordenação de Graduação e o CRAA com os alunos da graduação para falar do planejamento do semestre 2020.2. Uma das perguntas no webinar foi: Este ano vamos ter Semana Design? A pergunta que naquele momento não tinha uma resposta, apontou para o desejo dos alunos de que o evento acontecesse. O aluno Guilherme Durão, representante do CRAA, a partir dessa pergunta, discutiu com professores da graduação sobre as possibilidades técnicas e conceituais, juntou forças com o colegiado da pós e trouxe uma proposta que contemplava a Semana em formato digital. Levamos a proposta para a Comissão Geral do departamento que foi aprovada por unanimidade.
 
Que áreas do design são contempladas?
Roberta Portas: 
A Semana foi prevista pela Direção e Coordenação de Graduação no calendário acadêmico da graduação para o semestre 2020.2, e planejada para apresentar três modalidades de conteúdo de forma integrada, sem que uma se sobreponha em relação à outra. São elas, (1) a exposição dos projetos, (2) o tradicional desfile de moda, e (3) mesas-redondas, aulas abertas e oficinas.

1
A exposição foi idealizada e concebida por três alunos da graduação – Guilherme Durão, Thiago Gassner e Renato Gaudioso. Os projetos serão apresentados em um ambiente digital com simulação 3D com a proposta de Deriva, na qual o visitante escolhe o projeto a ser explorado por meio de um globo. Neste formato não há uma hierarquia dada para os projetos. É o visitante que conduz seu percurso e mergulha nas propostas.

2
O desfile trouxe a necessidade de apresentação com uma complexidade maior, pois o entendimento da coleção se completa com o movimento da peça no corpo do modelo. Se as peças estivessem apresentadas na plataforma de Deriva, por mais que fossem em um vídeo, não daríamos a dimensão do trabalho. Para que a experiência fosse mais fidedigna com a complexidade da coleção, optamos por usar a plataforma Superviz ©. Ela permite navegação por meio de cenas 3D nas quais são adicionados hotspots com textos, vídeos, imagens que descrevem o processo e exibem a coleção. Cada coleção é assinada por um aluno da graduação que escolheu a cena em que seu projeto será apresentado. As cenas são montadas a partir de imagens de ambientes reais e, ao navegar na cena, o visitante encontra os conteúdos do projeto. A plataforma Superviz © também permite que cada visitante convide mais sete pessoas para interagir em tempo real por videoconferência na cena. Este recurso permite que o aluno apresente o projeto para pequenos grupos ou que os professores possam convidar seus alunos para, a partir do projeto, discutir questões relativas ao que a coleção apresenta.

3
As mesas-redondas, aulas abertas e oficinas foram pensadas para que ao longo da semana os professores e alunos pudessem discutir temáticas tratadas no nosso curso por meio do conceito geral da Semana – Design entre espaços. Para isso, convidamos os professores a submeterem propostas de encontros abertos de forma a abrir as paredes da sala de aula e permitir que os alunos transitem pelos conteúdos considerando sua área de interesse no Design.
 
Dentro do modelo virtual, quais as vantagens do encontro ser on-line?
Roberta Portas: 
Acredito que a 14ª Semana em formato digital deixará a saudade dos pilotis e a possibilidade de ocuparmos um espaço de convivência de grande importância no campus e que permite um encontro casual entre uma aula e outra. No entanto, os encontros poderão ser potencializados pelas plataformas de videoconferência que serão utilizadas e permitirão que pessoas que estão fora da PUC possam visitar nosso evento e participar. Neste sentido, estamos vivenciando uma nova experiência de espaço-tempo que vai se somar às muitas experiências positivas que já tivemos nas 13 edições anteriores. Cada Semana é uma experiência diferente, em que aprendemos coisas novas. Se olharmos para os registros dos anos anteriores, podemos ver nos projetos apresentados quais eram as temáticas discutidas em cada ano.
 
Sob uma perspectiva acadêmica, qual a importância para alunos e professores que participam da Semana Design PUC-Rio?
Roberta Portas: 
A participação dos alunos na Semana proporciona o desenvolvimento de algumas habilidades e competências que esperamos formar nos alunos. Uma delas diz respeito à comunicação dos projetos. Ao inscrever o projeto na Semana, o aluno precisa entregar uma documentação que possa apresentar seu projeto de forma concisa. Este é um exercício de análise do material, categorização e síntese que permite a edição do conteúdo e a decisão de quais recursos são necessários para o entendimento do projeto. Além disso, o exercício de refinamento dos modelos a serem apresentados para demonstrar a solução faz com que o aluno refine as questões técnicas e escolha a tecnologia mais adequada para que a solução seja exposta. No presencial, a volumetria dos modelos era apresentada pelo próprio objeto, no digital eles poderão escolher a visualização dos modelos por meio de arquivos digitais com conteúdos complementares. A utilização de diferentes modos e formatos para os encontros também permite o desenvolvimento de novos recursos de aprendizagem e que poderão ser incorporados às práticas de aula enquanto estivermos na modalidade digital e também na volta à modalidade presencial. Não posso falar pelo corpo de alunos e professores, mas o que percebo é que o aluno selecionado tem orgulho de participar da mostra, e os professores de participarem por meio do projeto de seus alunos. É muito gratificante ver um projeto que orientamos ser selecionado para a mostra, pois também fazemos parte do processo.