PIUES: 21 anos dedicados ao aprendizado

Idealizado pelo Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda do Carmo, o Programa de Integração Universidade Escola Sociedade (PIUES) completa 21 anos. Com estrutura interdepartamental e proposta multidisciplinar, o projeto auxilia e recebe os estudantes do Ensino Médio na Universidade, oferece cursos de atualização para professores de Ensino Médio e orientação para os pais de estudantes, por meio de palestras. Atualmente, o PIUES promove atividades de aprendizado de 11 disciplinas para 350 alunos do 1° e do 2° ano do Ensino Médio. Em entrevista ao PUC Urgente, o coordenador do Programa, professor Marcos Venicius Soares Pereira, explicou a diferença de atuação entre o PIUES de hoje e o idealizado há 21 anos.

O PIUES atua em três frentes. Como o Programa auxilia os alunos do Ensino Médio?

Marcos Venicius Soares Pereira: Para os alunos, o principal desafio do PIUES é transmitir experiências em relação a cursos. Às vezes, o estudante entra com uma expectativa em um curso, e depois vivencia outra realidade. Há dez engenharias na Universidade. As atividades possibilitam ao aluno decidir qual delas cursar, por exemplo. O projeto orienta o aluno, a partir de troca de experiências, para que ele conclua em qual curso se encaixa na Universidade. As aulas e as atividades do Projeto PUC por Um Semestre são orientadas por professores da PUC, da Graduação e da Pós-Graduação. Existem também os professores horistas, que são indicados pelos departamentos para ministrar as aulas. Cada turma tem um professor responsável pela realização das atividades.E como é o trabalho voltado para os professores?

Marcos Venicius: Osuporte dado aos professores de Ensino Médio é importante para atualizar os profissionais, especialmente os da rede estadual. O principal objetivo é apresentar novas metodologias de ensino da disciplina que eles ministram nas escolas. Recentemente, apresentamos um projeto para a FAPERJ de melhoria de ensino de física e de matemática na escola estadual. O órgão nos concedeu verba para desenvolver esse projeto com professores da Escola André Maurois, no Leblon. Mas estamos tentando ampliar isso para cinco ou seis escolas estaduais que estão no entorno da PUC. Nosso objetivo, neste projeto, é mostrar fundamentos de física e de matemática utilizados em engenharia, aos professores da rede estadual, para que eles possam estimular o estudo de física e de matemática nas escolas.E como é o acompanhamento com os pais?

Marcos Venicius: A terceira perna do Projeto, que é o pai dentro da PUC, é algo que achamos fundamental. Temos uma preocupação com a orientação deles. O vestibular, que é a transição do Ensino Médio para a universidade, causa uma ansiedade muito grande, não somente nos alunos. No semestre passado, fizemos uma atividade experimental: convidamos 40 pais de alunos que estavam inscritos no PUC por um semestre para conversarmos sobre carreira, como um seminário.A área inicial de atuação do PIUES foi o CTC. Quando foi percebida a necessidade de ampliar o Projeto a outros departamentos?

Marcos Venicius: O PIUES nasceu no CTC, ideia do professor Scavarda, na época diretor do Departamento de Física. Naturalmente, Scavarda desenvolveu atividades no âmbito do Centro Técnico. Havia basicamente aulas de física, química e matemática para alunos de escolas públicas. Foram montados laboratórios em que os alunos realizavam atividades. Em 2008, fui convidado pelo então Coordenador Central de Graduação, Alfredo Jefferson, a assumir o PIUES. A ideia dele era estender o PIUES para toda a Universidade, sem ter o carimbo CTC. Hoje, dos 11 cursos oferecidos, apenas três são do CTC. Estender as atividades para outros centros foi o primeiro desafio em 2008, e estamos atingindo o objetivo que foi traçado. Alfredo Jefferson foi muito feliz quando propôs uma comissão do PIUES. Eu sou o coordenador, mas o PIUES tem uma comissão. E, dentro dessa equipe, o Coordenador Central de Graduação, que hoje é a professora Daniela Vargas, é um membro nato, com representantes do CCS, CTC e CTCH. Isso nos facilita, pois temos interlocutores do PIUES dentro desses centros.Quais as principais modificações ocorridas no Programa em relação às medidas idealizadas há 21 anos?

Marcos Venicius: Hoje, o PIUES é mais diversificado em relação à Universidade. A principal diferença é que conseguimos ampliar as atividades para outros centros da PUC. Mas em número de alunos, a divergência não é expressiva. Outra diferença é o modelo de atuação do aluno. Há cursos em que os alunos ficam 12 semanas frequentando aulas semanalmente na PUC, com várias atividades. Antigamente, o aluno não ficava tanto tempo na Universidade. Eles vinham para a Universidade e realizavam experimentos laboratoriais. A fidelidade do aluno com a faculdade, em relação ao tempo de permanência, era menor. Em média, vinham duas vezes por semestre e passavam quatro horas.Que benefícios as atividades organizadas pelo PIUES proporcionam à Universidade?

Marcos Venicius: A organização de aulas e atividades ligadas a diversos cursos é uma forma de atrair bons alunos à PUC. Desde 2008, existem 282 alunos matriculados na Universidade que participaram do PIUES. Ou seja, gostaram da Universidade e do curso oferecido pelo PIUES.