Plataformas digitais e o mercado de esportes

Olímpiada 3.0: como as Plataformas Digitais mudam a Cobertura e o Mercado Esportivo é o tema da mesa-redonda que discutirá sobre os desafios e oportunidades dos meios digitais no jornalismo e no marketing esportivo. O debate vai reunir a repórter do Sportv Marina Izidro, os executivos Eduardo Mansell, do diário Lance!, e Álvaro Oliveira, da CBN, e o diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Roberto Falcão. O encontro será mediado pelo jornalista Alexandre Carauta, que apresenta o talk show O Negócio é Esporte, e o publicitário Luiz Léo, ambos professores do Departamento de Comunicação Social. O encontro será na terça-feira, 28, das 9h30 às 12h30, na sala 102-K.

Qual o objetivo da mesa-redonda?

Alexandre Carauta: A ideia é discutir como o consumo crescente de informações nas plataformas digitais se reflete na cobertura jornalística e nos produtos de mídia associados ao mercado esportivo. O pano de fundo do debate são os Jogos Olímpicos do Rio. A iniciativa conjunta das disciplinas de Jornalismo Esportivo e Marketing Esportivo busca refletir, com profissionais da área, sobre os caminhos e desafios decorrentes dessa nova realidade.

Qual a importância de debater o assunto neste momento em que o Brasil vive a expectativa das Olimpíadas?

Luiz Léo: Ao discutir o fenômeno esportivo sobre as óticas do jornalismo e do marketing esportivo, damos a oportunidade para o aluno ampliar a percepção sobre as mudanças em curso nesses segmentos, porque hoje há uma demanda de produzir conhecimento sobre o esporte. Trazer profissionais de mercado aqui contribui para isso porque a discussão não se torna meramente acadêmica. Eles vêm trazer um pouco da realidade prática, tanto no âmbito da comunicação esportiva quanto do marketing.

Como foi a escolha do tema?

Carauta: Para se ajustarem ao avanço das plataformas digitais, inclusive as móveis, o mercado esportivo e a cobertura jornalística têm buscado novos produtos, novos formatos. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, que está entre os principais produtos do mercado esportivo, achamos oportuno discutir como as mudanças na produção jornalística e no consumo se materializam no ambiente da Rio 2016.

Como vai ser o desenrolar do debate?

Carauta: O debate será mediado por mim e pelo publicitário Luiz Léo, que ministra a disciplina Marketing Esportivo. Assim, alinhados aos esforços interdisciplinares da Universidade, pretendemos organizar outras iniciativas integradas entre o jornalismo e o marketing esportivo.

Léo: O encontro é aberto não só aos alunos das duas disciplinas como também a todos que têm interesse pelo assunto e por esporte, de uma maneira geral.

Quem são os profissionais convidados?

Carauta: A repórter do canal Sportv Marina Izidro vai contar como o digital já mudou a rotina da cobertura olímpica. Os executivos Álvaro Oliveira Filho, da rádio CBN, e Eduardo Mansell, do diário Lance! , vão explicar como as novas tecnologias têm se refletido na formatação de produtos de informação. E o diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei, Roberto Falcão, ex-gerente de comunicação do Pan 2007, vai detalhar as estratégias do vôlei brasileiro como produto de mídia. Todos os convidados são jornalistas e estão alinhados com a proposta de pensar nos novos caminhos do jornalismo e do marketing dentro do esporte.