Portal PUC-Rio Digital na palma da mão

Cristina Matos e Gustavo Robichez

O Portal PUC-Rio Digital, do Departamento de Comunicação, conta agora com um aplicativo para celular e smartphone, que já está disponível na Google Play e na App Store. O lançamento oficial do sistema ocorre desta segunda, 20, a sexta-feira, 24, nos pilotis do Edifício da Amizade. O programa foi criado em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software, do Departamento de Informática. A editora Web do Portal, Cristina Matos, e o coordenador de Projetos de Engenharia de Software, Gustavo Robichez, explicam como surgiu a parceria e falam sobre a campanha de divulgação do aplicativo.

Como surgiu a ideia e a parceria?

Cristina Matos: O Portal, já há uns três anos, sentiu a necessidade de ter uma versão no ambiente mobile, de estar disponível nos dispositivos móveis. Pesquisamos preços e soluções com várias empresas, mas nunca era possível. Ou o preço era muito alto ou não atendia às nossas necessidades. No ano passado, o Laboratório de Engenharia de Software (LES) entrou em contato conosco, porque eles estavam desenvolvendo uma ferramenta que tinha esse perfil e que nos atendia, e poderia ser uma boa solução para o Portal. Começamos a trabalhar juntos e vimos quais eram as possibilidades e o que o aplicativo poderia oferecer. Ele deveria ser mais simples nas funcionalidades, porque precisávamos dele em um prazo mais curto. Apesar de simples, atende ao que a gente quer, coloca o nosso conteúdo nas plataformas móveis, principalmente áudio e vídeo.

Gustavo Robichez: Sob a nossa perspectiva, poder ter um caso real de aplicação de tecnologia que foi desenvolvida no laboratório é muito importante. Os alunos de graduação e de doutorado ganharam um motivador prático e, a partir desse motivador, pesquisaram o que há no mercado. E quando a primeira versão do aplicativo ficou pronta, nós entramos em um processo de alinhamento entre o que estava no mercado e o que ficou pronto. Para nós, foi muito importante contribuir. Estamos em fase de experimentação e novas necessidades vão surgir e, eventualmente, vamos lançar novas versões. A ideia é fazer um ciclo de experimentação e inovação contínua. E a parceria vai continuar.

Qual o objetivo do aplicativo?

Cristina Matos: Possibilitar o acesso ao conteúdo do Portal sem a necessidade de um computador. Poder ter as informações em qualquer lugar que você esteja, se deslocando, no trânsito. Ter essas informações de maneira mais fácil.

Como será o lançamento?

Cristina Matos: Nosso setor de publicidade elaborou uma campanha que será lançada nesta semana de 20 a 24 de outubro. Vamos colocar cartazes espalhados pelos corredores, divulgar esse lançamento por outras mídias internas na Universidade, inserir banners no Portal. Faremos uma ação nos pilotis, em que qualquer aluno, professor ou funcionário poderá participar. Haverá uma promoção e algumas regras para quem quiser participar: tirar fotos ao lado dos totens nos pilotis e publicar no Instagram com uma hastag. Os detalhes dessa promoção estão no material de divulgacao. Pretendemos, com isso, movimentar os pilotis em torno deste lançamento.

Gustavo Robichez: A partir do lançamento, a ideia é colher novas necessidades, novos modelos de uso, quer seja do consumo de informação, quer seja do próprio aplicativo. E de maneira gradual ir aprimorando o aplicativo. Nosso objetivo não é que seja um processo fechado, mas que possamos contar com alunos de Comunicação, de Informática e de outras áreas para aprimorá-lo. E que ele seja uma motivação para novos projetos.

Como será acesso ao aplicativo?

Cristina Matos: O aplicativo já está disponível na Google Play e na App Store. As duas versões são gratuitas, é só fazer download.