Praticidade e organização no novo sistema de matrículas online

O sistema de matrícula em tempo real agora valerá para todos os departamentos de graduação da PUC-Rio. Graças ao bom resultado verificado pelo Centro Técnico Científico (CTC), que implementou o sistema no primeiro semestre, a matrícula será estendida a todos os alunos para 2014.2, que deverão realizar o procedimento por meio do PUC Online. O Diretor de Admissão e Registro, professor Washington Braga, e a Coordenadora Central de Graduação, professora Daniela Vargas, explicam como funcionará o processo e destacam que o êxito da nova adesão depende também da organização dos estudantes.

Como funcionará o processo de matrícula do segundo semestre?

Washington Braga: Seguirá o mesmo esquema utilizado no Centro Técnico Científico no primeiro semestre. Haverá uma ordenação, dia e hora para o aluno se matricular, em tempo real, no PUC Online. Ou seja, não é mais uma solicitação: o sistema vai mostrar quantas vagas estão disponíveis e, a partir disso, o aluno montará a grade, concluindo na mesma hora a matrícula. É um ganho em termos de agilidade, isso significa uma maior organização.

Quais foram as principais dificuldades que a DAR identificou no semestre passado durante a implementação do novo sistema?

Braga: A principal dificuldade foi a incerteza. Não sabíamos se daria certo ou não, não sabíamos quais problemas deveríamos solucionar.

Daniela Vargas: Todos estávamos apreensivos com relação ao grau de adesão dos alunos, mas ficamos tranquilos quando, durante uma simulação, dois terços dos alunos acessaram o módulo simulado para testar como seria feita a matrícula. Isso, aliado a um trabalho muito bom de divulgação que o CTC fez, resultou em uma resposta positiva dos alunos. Podemos perceber tal constatação pela diminuição no número de problemas.

No caso do CTC, foram pouquíssimos casos de alunos que tiveram dificuldade de acesso ao sistema. Essa modificação vai alterar o padrão do De-Para?

Braga: O De-Para regimental continua existindo, mas a modalidade presencial e o De-Para de fim de semana acabaram. Agora será pelo PUC Online. Também é importante destacar que não haverá mais acerto seletivo. Entretanto, a prioridade continua: os blocos, os tamanhos e a ordenação, pois isso faz parte da cultura da Universidade. Estamos apenas discutindo pequenas situações, como, por exemplo, o tamanho dos blocos. Antigamente, eram de 15 minutos. Na internet, isso não funciona, o que significa que precisamos ampliar esse tempo. O número de alunos que participou do De-Para caiu vertiginosamente com a experiência no CTC. Esperamos que isso se repita com os alunos do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e do Centro de Ciências Sociais (CCS). Portanto, estamos trabalhando na otimização do tamanho dos blocos para que o sistema não fique sobrecarregado.

Daniela: O nosso objetivo é que o De-Para seja usado como realmente deve ser: para uma ou outra troca. Por exemplo: troca de eletivas, matrícula na matéria errada ou surgimento de oportunidade de estágio. O De-Para não é para refazer a matrícula, e sim para corrigi-la.

Quais medidas o aluno deverá tomar caso haja problema em efetuar a matrícula online?

Braga: É sempre bom procurar uma orientação acadêmica. O aluno também deve ter uma ideia do que fará no período seguinte. A organização do estudante é muito importante para que o esquema funcione corretamente. Tem algum problema? Peça ajuda na DAR ou no seu departamento. O importante é que o aluno não deixe para resolver o impasse no primeiro dia de aula. É possível gerenciar quase qualquer situação, desde que o imprevisto seja avisado com antecedência.

Daniela: Na matrícula em tempo real, o grande problema será o aluno não estar ordenado, por alguma razão, e não ter nenhum dia e nenhum horário para fazer sua matrícula. O problema não é nem o aluno perder o horário. O grande problema é o nome dele não constar no sistema. Nesse caso, é necessário procurar imediatamente o departamento para que o estudante seja inserido em algum bloco.